Terrenos “sagrados”: disputa na Justiça do Ceará

A Igreja Católica no Ceará se vê diante de um daqueles casos surreais de venda de paraísos (aqui na Terra). O Tribunal de Justiça do Estado vai julgar em breve uma ação na qual a Arquidiocese requer a restituição de posse de 750 mil metros quadrados, de sua propriedade, de terra negociada por um empresário de Juazeiro do Norte sem o consentimento do arcebispo. O problema é que na terra “sagrada” da Igreja já existem mais de 700 lotes negociados - e residências - vendidos por este ‘empreendedor’ imobiliário. Ele alega que um pároco do Crato o concedeu procuração para isso há muitos anos. Os advogados da Igreja discordam e apontam que o documento não dá legitimidade sobre a posse e que só o bispo poderia ter autorizado o negócio.

Abençoados

Para não comprar uma briga maior – principalmente com muitos fiéis que investiram nos terrenos – a Igreja não impetrou ação de pedido de despejo. Ainda.

 

Autopromoção

Há meses, o portal da AGU vem mostrando em vídeo sustentações de André Mendonça em ações da União no STF. É como um cartão de visitas dele. Para os ministros.

 

Crime & ganância

Se for comprovado o pedido de propina para a compra da vacina, pelo denunciante PM na CPI da Pandemia, o montante seria US$ 400 milhões – ou mais de R$ 2 bilhões.

Laços policiais

O Coronel Romualdo, da PM de Minas Gerais, citado pelo lobista (e também PM) Domingetti na CPI como um contato abre-portas, é irmão da coronel Cláudia Romualdo, que tentou ser vice do bolsonarista Bruno Engler na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Já sabiam

Nas conversas de whatsapp reveladas até agora, os PMs indicam que sabiam do pedido de propina no Ministério da Saúde, mas não denunciaram – queriam, pelo contexto, levantar informações para levar ao presidente Bolsonaro um nome. Engler é o aliado mais próximo do clã Bolsonaro em BH.

 

Cada um por si

A esquerda no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do País, segue desunida, com expoentes de diferentes partidos que acreditam terem chances para o Palácio Guanabara. Benedita da Silva (PT) repete que o partido não fechou apoio a Marcelo Freixo – que entra no PSB.

Indireta

E o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), pré-candidato do partido na disputa estadual, crava que o eleitor não pode escolher alguém sem experiência no Executivo – numa crítica velada ao deputado federal Freixo.

 

Bisturi nervoso

O governador paulista João Doria enfrenta os hospitais e as empresas de insumos hospitalares. Aumentou em 18% o imposto para o setor com o fim de benefícios fiscais.

 

Piruetas na rampa

A Caixa vai patrocinar mais uma modalidade de esporte – desta vez radical e investimento inédito no País. O banco estatal bancará campeonatos e a formação de atletas de skate, através da Confederação Brasileira de Skate.

 

Sustentabilidade virtual

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável vai realizar edição de seu fórum 2021 totalmente online, de 28 a 30 de setembro. Haverá participação de autoridades e empresários, além de formadores de opiniões estrangeiros.

 

Samba maçônico

Longe da Marquês de Sapucaí desde 2014, Paulo Costa Alves, o memorável puxador de samba Paulinho Mocidade, tetracampeão do Carnaval carioca, tem novo desafio. Além de se dedicar à carreira de cantor, ele agora é venerável mestre da Loja Maçônica Fraternidade de Realengo. Mas pelo rito tradicional das reuniões, não vale abrir as sessões com o seu tradicional "Alôooooo comunidade... Chegou a Hoooooora!!!"

 

ESPLANADEIRA

# Market4u, rede de mercados autônomos, anuncia aquisição da Numenu e passa atender mais de 1.500 condomínios. # Drogaria Nova Esperança inaugura primeira loja conceito na região do Pacaembu, em SP. # Bike Itaú recebe mil bicicletas azuis personalizadas para anunciar chegada do Magazine Luiza ao Rio de Janeiro. # Com apoio do MEC, oito novos grupos de pesquisa de universidades federais foram selecionados e serão credenciados pela EMBRAPII.

Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br


Brasília, quinta-feira, 08 de julho de 2021 - nº 3129

Leandro Mazzini, com Walmor Parente (Brasília/DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE) - ©® 2011 – 2021. Coluna Esplanada - Todos os direitos reservados

Foto: Juazeiro do Norte/CE - Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Lavando as mãos por Mendonça no STF

Ecos de Minas com sabor de pão-de-queijo

Primeiro teste de Leite como opção para 2022

Águia ferida e imagem queimada

E aí, gravou Miranda?

© 2021 Jornal do Sol - Informação com Credibilidade