O DNA eleitoral na Bahia

ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, vai se lançar ao Governo da Bahia, apostando no espólio eleitoral do falecido avô. Em papo com o radialista Mário Kértsz ontem, cravou que “Não tenho outra opção a não ser disputar no próximo ano”. A Coluna apurou com aliados o que Neto tem repetido a quem o telefona: o DEM aposta numa terceira via para o Planalto, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula da Silva (PT). Ele cita Luiz Mandetta, mas pode apoiar outro nome. É provável que o DEM feche com o PSDB. Resta decidir – e há muito tempo ainda para isso – quem será a cabeça de chapa.

Aliás...

... o ex-ministro da Saúde Mandetta liga quase todos os dias para Neto na tentativa de convencê-lo a lançar seu nome ao Planalto. Não colou, por ora.

 

PSB rachado 1

Não é à toa que a toda-poderosa Renata Campos, viúva do ex-presidenciável Eduardo e mãe do prefeito João (Recife) tem insistido junto a Lula para que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, seja contemplado com a vice na chapa do petista.

PSB rachado 2

A cúpula do PSB, baseada no Recife, quer apoiar Lula com Câmara de vice. Outro grupo do partido quer lançar algum nome na disputa, para sair da lista de coadjuvante.

Barrado

O PSB enfrenta crescente e natural rejeição pelo desgaste da administração no Estado e capital, há anos. E seu principal nome, João Campos (27 anos), não tem idade para disputar o Governo. O MDB vem forte para tentar ganhar o espaço.

  

É com o Colégio...

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, não recebera até ontem à noite o manifesto de entidades e empresários pela aprovação do projeto de lei que ratifica o Brasil na Emenda de Kigali. Lira argumenta que a decisão de inclui-lo na pauta, ou não, é do colégio de líderes partidários, nas reuniões das quintas-feiras.

Líderes mundiais

Como publicamos ontem, o PL pode aproximar o Brasil dos Estados Unidos e demais países da OCDE nos esforços para desacelerar o aquecimento global. Na iminente cúpula do Clima, os presidentes americano, Joe Biden, e o da China, Xi Jinping, vão pautar o assunto. Mais de 100 países já aderiram à Emenda.

 

Greca de boa

A amostra é pequena (445 ouvidos) mas é um raio x de como os curitibanos avaliam o prefeito reeleito Rafael Greca (DEM): 48,1% aprovam a gestão (ótima + boa), contra 22,7% que acham ruim ou péssima. Para 27,4%, a gestão é regular. E segue o jogo.

 

Hollywood é aqui

De um amigo norte-americano  lendo notícias do Brasil: quer dizer que seu presidente ganhou a eleição porque ninguém aguentava mais o PT, e agora o Lula pode ganhar a eleição porque todo mundo conheceu quem é seu presidente? Que filme hollywoodiano.

 

Corre-corre

O patronato não para de ligar desde ontem para as bancas advocatícias que atuam em causas nos Tribunais Regionais e no Tribunal Superior do Trabalho. Em decisão de 1ª instância, a Justiça de Minas Gerais reconheceu como acidente de trabalho uma morte por coronavírus. Abriu precedente perigoso no País.

O caso

A decisão é do juiz Luciano José de Oliveira, que analisou o caso na Vara do Trabalho de Três Corações (MG). A família alega que o homem vitimado trabalhava como motorista e foi contaminado no exercício da profissão. A causa envolve R$ 200 mil de indenização à família da vítima

 

MERCADO

 

Brasileiros

Obrigada a fechar sua lojinha de sapatos por seguidos decretos municipais e estaduais, em Cabo Frio e Nova Friburgo (RJ), com restrição às atividades por causa da pandemia, a comerciante Adriana Benvenuti de Macedo teve uma criativa ideia para não perder os clientes. Passou a anunciar pelas redes sociais fatias de bolos a R$ 259,90, e o(a) cliente leva de brinde um tênis da marca que comercializa. O “drible” genial foi duplo. Também não precisou mudar a natureza da sua operação do CNPJ.

 

Parabéns, Brasília

A capital federal chegou linda, exuberante, florida (é uma das mais arborizadas do Brasil) aos 61 anos. Sem festas, infelizmente, mas com energia para viver milênios.

 

ESPLANADEIRA

# A PaulOOctavio inaugura hoje o Residencial Vilarindo Lima em Águas Claras! # Henrique Blecher, CEO da Bait Incorporadora, participa hoje do Imobi Expert, evento online que reúne executivos do setor imobiliário de alto padrão. # Profissionais da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP e da Fundação Amor Horizontal recebem 5 mil máscaras antivirais, doadas pela Insider. # Housi fecha parceria com Avus, plataforma de benefícios em saúde, para telemedicina. # ASSERJ com seu braço educacional, IDEIA, capacita mais de 3 mil pessoas do setor supermercadista. # Matrix Editora lança livro-caixinha "Atividades em sala de aula: 50 práticas para ensino de Português e língua estrangeira".


Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasília, terça-feira, 21 de abril de 2021 - nº 3073

Leandro Mazzini, com Walmor Parente (Brasília/DF), Beth Paiva (RJ) e Henrique Barbosa (PE)

©® 2011 – 2021. Coluna Esplanada - Todos os direitos reservados

MATÉRIAS RELACIONADAS

No Dia do Índio, Americanas doam ovos de Páscoa em Porto Seguro

Tratrativas eleitorais de Lula no Nordeste

Como andam as articulações para 2022

Temer vem aí

Novo perfil de hóspede surge na pandemia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar