O orçamento indígena para enfrentamento ao Covid-19

A Fundação Nacional do Índio (Funai) nega à Coluna que tenha destinado apenas metade dos recursos disponíveis para o enfrentamento do novo coronavírus entre povos indígenas. Afirma que não comenta dados extraoficiais e que, até a presente data, já foi empenhado mais de 80% do orçamento. O órgão posiciona ainda que dá suporte a 313 barreiras sanitárias em todo o território nacional: “Prova da efetividade das ações é que não há, até o momento, nenhum registro de contágio entre povos isolados e de recente contato”.

Proteção      

Conforme levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos, a Funai gastou apenas 52% dos recursos destinados ao enfrentamento do novo coronavírus. Do programa “Proteção e Promoção dos Direitos dos Povos Indígenas”, segundo o Inesc, apenas 46% do orçamento foi executado.

Genérico   

O ministro do STF, Luís Roberto Barroso, negou recente a homologação da terceira versão do Plano Geral de Enfrentamento ao Covid-19 para Povos Indígenas e determinou que um novo documento seja apresentado até o dia 8 de janeiro. Segundo o ministro, o documento apresentado pelo governo federal permanece “genérico”.

 

Planos de saúde 

Questionada pela Coluna sobre a inclusão da vacina contra o Covid-19 na lista de serviços mínimos dos planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar posiciona que o programa de imunização está a cargo do SUS: “O  Ministério da Saúde é a autoridade sanitária responsável por estabelecer os critérios”.

Rol

O Ministério Público cobrou informações da Agência sobre as providências para incorporação do imunizante no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Para o MP, assim como ocorreu com os exames de diagnóstico do Covid-19, as vacinas aprovadas pela Anvisa devem constar na cobertura dos planos.

 

Segue o jogo

Senadores do MDB, pré-candidatos ao comando do Senado, minimizam a oficialização da candidatura de Baleia Rossi (SP) pelo bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e mantêm o discurso de que a legenda chegará a um “consenso”, em janeiro, sobre o nome da legenda que irá disputar a sucessão de Davi Alcolumbre (DEM-AP).

CPIs & decretos

Logo após o anúncio da candidatura, Baleia Rossi foi avisado por deputados da oposição que o apoio dependerá, principalmente, de dois compromissos: não engavetar CPIs, como fez Rodrigo Maia (DEM-RJ), e levar à votação Projetos de Decretos Legislativos que questionam medidas do Executivo. 

Independência?

Arthur Lira (PP-AL), candidato alinhado com o Planalto, tem lembrado que Rodrigo Maia (DEM-RJ) teve o apoio do ex-presidente Michel Temer e de Jair Bolsonaro, em 2019, para se reeleger: “Difícil entender a obsessão pela oposição e independência de ocasião”.

 

Cofre  

Giovanna Victer, atual secretária da Fazenda de Niterói, irá integrar o primeiro escalão da gestão do prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM). Será anunciada na segunda para o comando da secretaria de Fazenda da capital baiana.

 

Ranking

Ranking da Sudene, que avalia a qualidade das administrações, mostra o Recife (PE) – outrora capital mais desenvolvida do Nordeste -, na sétima posição, abaixo de Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Teresina (PI) e Aracaju (SE).

 

Mensagem

Em mensagem de Natal, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Azevedo, afirma que “amar e fazer o bem têm força terapêutica, pois confere sentido à vida, revigorando entusiasmo para seguir adiante”. E conclama: “Vamos juntos, com coragem, atravessar esse momento desafiador da nossa história”.

 

Tráfego

No Natal da pandemia, há quem dê uma força para manter as pessoas conectadas. Neste dia 25, a TIM vai isentar o tráfego de dados no Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok. Entre 8 e 20 horas, todos os clientes poderão usar esses apps sem gastar a internet do pacote, inclusive em ligações e chamadas de vídeo pelo WhatsApp.

 

ESPLANADEIRA

# Plataforma Gente debate futuro dos serviços financeiros. # Atriz Thaís de Campos cria workshop "Revelando os Segredos da Câmera para as Redes Sociais", que acontece entre os dias 8 e 10 de janeiro de 2021.# Cuponeria prepara ofertas especiais para este fim de ano, com descontos de 60% em algumas marcas. #

 

A seção Esplanadeira divulga informações de cultura, esporte, mercado, ações sociais e outras, sem qualquer contrapartida de anúncios ou financeira. Envio de sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br


Foto: Carlos Eduardo Ramirez/Agência Brasil

Brasília, sexta-feira, 25 de dezembro de 2020. Nº 2.990

Walmor Parente (interino), com Beth Paiva, Henrique Barbosa e Carolina Freitas e supervisão do editor Leandro Mazzini

©® 2011 - 2020 Coluna Esplanada - Todos os direitos reservados

reportagem@colunaesplanada.com.br - Whatsapp/celular (61) 99855-3339

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar