Secretários municipais e autoridades da segurança pública se reuniram para discutir a criação de um plano de ação de atendimento emergencial à população em situação de rua em Porto Seguro. O encontro, a convite da secretaria de Assistência Social, aconteceu na tarde de desta terça-feira, 12/09, no Gabinete da prefeitura municipal.
Participaram a secretária da pasta, Lívia Bittencourt; o secretário de Mobilidade e Segurança, Valter Serpa; Major Lima Neto, sub-comandante do 8º BPM da Polícia Militar; tenente Valdemar, do Corpo de Bombeiros; Dr. Euler Gonçalves, delegado-chefe da 1ª Delegacia Territorial; além de representantes da Guarda Municipal, secretaria de Saúde e da coordenação da Proteção Especial da Assistência Social.
De acordo com Lívia Bittencourt, a reunião foi um pontapé inicial na criação e implantação de uma comissão intersetorial que atue em políticas públicas municipais para essa grave situação das pessoas em situação de rua. “A partir daqui, vamos elaborar um plano de ação emergencial, com medidas que possam ser tomadas por todas as instâncias envolvidas, na tentativa de buscar soluções para esse problema”.
A próxima etapa é buscar o diálogo com a Defensoria Pública, Ministério Públicos e empresários para apresentar o plano de ação que visa garantir o direito das pessoas em situação de rua e, na maioria das vezes, com dependência química, prestando atendimento social, de saúde e medidas para promover a ressocialização dos mesmos.
“Precisamos trabalhar juntos, cada um fazendo sua parte, na tentativa de buscar saídas”, completou a secretária, explicando que a Assistência Social já oferece serviços no Centro-Pop e que irá inaugurar uma nova Casa de Acolhimento para essa população, além de ter intensificado as abordagens e estar oferecendo o retorno dessas pessoas para as cidades de origem.
Atendimento
Equipes das secretarias de Saúde e da Assistência Social estão oferecendo atendimento às pessoas em situação de rua que inclui serviços de saúde e acolhimento. Durante essas ações, os profissionais realizam abordagens e fornecem orientações sobre prevenção da saúde.
São oferecidos exames para o diagnóstico de tuberculose pulmonar no local, quando necessário, e o tratamento apropriado é iniciado. Já foram realizadas 63 avaliações em indivíduos com sintomas respiratórios, resultando no diagnóstico de tuberculose em 4 pacientes.
Liliana Zoche, responsável técnica da Referência de Tuberculose de Porto Seguro, disse que, além das questões psicossociais enfrentadas pela população em situação de vulnerabilidade, existem problemas recorrentes de doenças infectocontagiosas e respiratórias, transtornos mentais, abuso de álcool e outras drogas, bem como diversas formas de violência.
Com informações da Ascom PMPS
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Festival Caju de Leitores tem imersão na cultura indígena pataxó
Fiscais ambientais flagram desmatamento no Arraial d'Ajuda
Porto Seguro sedia encontro anual de remadores de canoa havaiana
Gol volta a voar direto de Porto Seguro a Buenos Aires nesse Verão