Conheça os representantes dos brasileiros na entrega da faixa presidencial para Lula

A posse do presidente Luis Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro, foi marcada por grandes modificações de protocolo. Na ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou dois dias antes para os EUA, a cerimônia teve como ponto alto, a entrega da faixa presidencial realizada por representantes do povo: homens e mulheres, que defendem suas classes e causas sociais. Confira quem são os protagonistas deste momento histórico no Brasil:

Francisco tem 10 anos, mora em Itaquera, periferia de São Paulo. É corintiano roxo, faz natação, e em 2022 ficou em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região). Em 2019, esteve em Curitiba para participar do ‘Bom dia, Presidente Lula’. Em 2019, também esteve no Jogo MST - Amigos do Lula e Amigos do Chico Buarque. Nessa ocasião, pela primeira vez viu o presidente de perto e ficou encantado. Filho de uma assistente social e um advogado que atuam nas causas sociais, Francisco, depois de assistir ao filme sobre a vida do presidente Lula e pela atenção e carinho que recebeu do presidente no Natal dos Catadores, decidiu que também pode ser presidente.  

Catadora desde os 14 anos, ofício de 3 gerações da família Aline Sousa, de 33 anos é mãe de 7 filhos. Em 2012, foi eleita Diretora da Secretaria da Rede CENTCOOP-DF e 3 anos depois a primeira presidente da Rede. Ingressou no Movimento Nacional de Catadoras como articuladora nacional em 2013 representando os catadores e catadoras do DF. Atualmente é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

O cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, tem uma vida dedicada à defesa da Amazônia e dos povos da floresta e seus territórios. Reconhecido por indígenas e ribeirinhos como um dos principais representantes da luta pela preservação da floresta e dos povos amazônicos. O representante da aldeia Kraimopry-yaka, é sinônimo de resiliência já que sobreviveu à três grandes desafios: a morte da sua esposa, Bekwyiká; uma infecção intestinal; e um quadro de Covid19, o que não o impediu de continuar sua luta pela paz.

Weslley Viesba Rodrigues Rocha, de 36 anos, é metalúrgico do ABC desde seus 18 anos. Natural de Diadema, Weslley formou-se em Educação Física com o auxílio do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Também possui na sua formação os cursos técnicos profissionalizantes de Desenho Técnico, Matemática Aplicada, Eletricista e Comandos Elétricos, do SENAI da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”. Apaixonado por cultura, Wesley também é DJ em um grupo de RAP chamado ‘Falange’ e conta sua caminhada e luta através da música.

Murilo de Quadros Jesus, 28 anos, é professor, formado em Letras Português e Inglês (UTFPR) e mora em Curitiba. Atuou como professor de português como língua adicional na Universidad de La Sabana (Bogotá, Colômbia) entre 2016 e 2017 e foi bolsista Fulbright como professor de português na Bluefield College (West Virginia, EUA) entre 2021 e 2022.

A cozinheira paranaense Jucimara Fausto dos Santos, nasceu em Palotina e hoje mora em Maringá. Desde sempre dedicou sua vida a cozinha e foi num concurso de culinária na Vigília Lula Livre que Jucimara foi chamada para fazer pão, onde ficou por 10 meses. Hoje é cozinheira da Associação dos Funcionários da Universidade Estadual do Maringá e quando tem condições faz o alimento para doação.

Ivan Baron é jovem potiguar, referência na luta anticapacitista e considerado um dos embaixadores da Inclusão no Brasil. Aos 3 anos de idade, teve meningite viral, doença que causou a sua paralisia cerebral.

Flávio Pereira, de 50 anos, é um artesão paranaense. Esteve na vigília Lula Livre nos 580 dias ajudando nas atividades do cotidiano.


 Com informações da Ascom Gov BR Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

CDL empossa nova diretoria

Veracel recebe prêmio Great To Place Work pelo 5º ano consecutivo

Mais de 70 toneladas de alimentos são entregues pelo Banco do Nordeste no Natal Social

Arena Axé Moi recebe shows de Henrique e Juliano, Hungria e Donas do Bar

Câmara aguarda convocação do Executivo para votar concurso público