Municípios afetados pelas chuvas chegam a 68


A última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec)  realizada na tarde de sexta-feira, dia 9 de dezembro revelou que o número de municípios afetados pelas chuvas chegou a 68. No total, são 605 desabrigados, 15.470 desalojados e 96.594 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. O número total de atingidos chega a 112.669 pessoas.

Deste montante, 47 cidades decretaram Situação de Emergência - Aiquara, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barro Preto, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Eunápolis, Fátima, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda e Wenceslau Guimarães.  

Além delas, Almadina, Aurelino Leal, Belo Campo, Catu, Cipó, Floresta Azul, Gandú, Guaratinga, Ibotirama, Itamaraju, Itanhém, Itapetinga, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Maragojipe, Marcionílio Souza, Santo Antônio de Jesus, Sátiro Dias e Teixeira de Freitas também sofrem com as chuvas.

Rodovias

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), também divulgou as rodovias que passaram por execução de serviços emergenciais. De acordo com o órgão, 24 pontos foram afetados e já foram liberados para tráfego. As intervenções também contam com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.   

Repasse

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), vai repassar mais de R$ 2,6 milhões para os municípios que estão em situação de emergência atingidos pelas chuvas. O recurso vai beneficiar exclusivamente famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o secretário da SJDHDS, Carlos Martins,  o intuito é que esse recurso chegue rapidamente aos municípios, por entendermos a urgência e necessidade das pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas e a prioridade é assegurar o acolhimento imediato das famílias em condições dignas e de segurança.  

“É uma situação difícil e elas precisam de um apoio e acolhimento, então esse é um repasse emergencial, que visa mitigar o sofrimento dessas famílias. Toda a equipe de Assistência Social da SJDHDS está à disposição dos municípios para ajudar no que for necessário. É uma rede de políticas públicas e sociais mobilizada para prover as necessidades detectadas”, explicou.

O recurso deve ser utilizado para aquisição de cestas básicas; pagamento de aluguel social por até seis meses; aquisição de documentação civil, botijão de gás colchões e enxoval de bebê, além de garantir a oferta de alojamento provisório e pagamentos de despesas vinculadas a ele, por exemplo, na aquisição de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e higiene, roupas de cama e banho para uso no alojamento, dentre outros.

Uesc

Em decorrência das chuvas, o reitor Alessandro Fernandes de Santana, conforme a Resolução Consu nº 14/2022, determinou que no período de 02 a 10 de dezembro, as  aulas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)  fossem ministradas de forma remota.

As aulas presenciais foram retomadas segunda-feira, dia 12 de dezembro. A resolução teve como objetivo proteger a integridade dos alunos que residem em cidades atingidas pelos alagamentos e enchentes provocadas pelo transbordamento dos rios, além de vários trechos de rodovias federais e estaduais que ficaram interditadas, bem como preservar as atividades letivas da instituição, sem prejudicar o calendário acadêmico em vigor.


 Com informações e foto da Ascom Gov BA e Uesc  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM: 

Inovação: para avanço nas práticas ESG, Resort La Torre instala carregador elétrico veicular

Oportunidade: Veracel oferece vaga para  Analista de Confiabilidade Jr.

CDL Porto Seguro - Edital de Convocação Eleições

Azul Viagens embarca 100 mil passageiros para Porto Seguro em 2022

Alta temporada traz ótimas expectativas para o turismo