No domingo, dia 25 de dezembro, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou os dados e números de municípios afetados pelas chuvas. Ao todo, são 1.740pessoas desabrigadas, 21.262 desalojadas e 166.094 em decorrência dos efeitos diretos da interpérie.
Também foram registrados sete feridos e um óbito. O total de atingidos chega a 188.104 pessoas, nos 92 municípios registrados. Destes, vale destacar 69 cidades estão com decreto de situação de emergência.
Seinfra
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), também divulgou as rodovias que passaram por execução de serviços emergenciais. De acordo com o órgão, 32 pontos foram afetados, sendo que ao menos 3 ainda estão passando por infraestrutura para a liberação do tráfego. As intervenções também contam com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.
Região
Com a quantidade de chuva que se abateu na região, diversos locais ficaram com o trânsito comprometido, como foi o caso da Estrada da Balsa, que sofreu alagamento em diversos pontos e Ladeira do Vilas, onde a força da água em Arraial d’Ajuda; Estrada para Trancoso, onde um rio de lama se formou; e o acesso à Caraíva, que já começa a sentir a insegurança dos turistas, no cancelamento de reservas.
No entanto, a esperança vem com a previsão do tempo. Apesar de ainda contar com nuvens carregadas e chuva, a quantidade de precipitação está muito abaixo do registrado nos últimos dias. Do dia 27 de dezembro a 2 de janeiro, a previsão é de 17mm de chuva, com destaque para os dias 30 de dezembro, 1º e 2 de janeiro, que não tem precisão de chuva. Já os dias 27, 28 e 29, a precipitação deve ser de 5mm e dia 31, 2mm.
Com informações da Ascom Gov BA e Climatempo
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Sessão extraordinária é cancelada por falta de quórum
Transformação digital é destaque nas ações de responsabilidade social da Veracel
Quase 150 mil pessoas são afetadas pelas chuvas da Bahia
Governo baiano flexibiliza medidas contra a Covid-19
Luigi entrega cestas de Natal para mais de 500 colaboradores do La Torre