Voluntários de Porto Seguro recebem secretário estadual de Meio Ambiente

O desastre ambiental provocado pelas manchas de óleo pode gerar um grande impacto psicossocial, degradando ecossistemas, a saúde e a economia local, fazendo-se necessário, ações rápidas, setorizadas e orientadas para garantir a segurança dos voluntários, a vida dos animais vitimados e minimizar os danos à economia das cidades turísticas atingidas que podem refletir na comercialização dos produtos e serviços.

Diante da complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas, os três níveis de governo, a sociedade civil e a iniciativa privada se viram induzidos a tomar um novo posicionamento, unindo-se para combater os resíduos sólidos que atingiram as praias nordestinas.  Em Porto Seguro, após ter demonstrado ser bem atuantes, os voluntários receberem a visita do secretário estadual de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva.

No Extremo Sul da Bahia, inúmeros voluntários se mobilizaram para a retirada do petróleo e uma iniciativa privada chamou a atenção pela agilidade e profissionalismo nas ações. O La Torre Resort, situado na Praia do Mutá, Orla Norte de Porto Seguro, montou uma frente de colaboradores atuando por terra, mar e monitoramento aéreo por drones, fazendo tomadas ao vivo em suas páginas nas redes sociais, oferecendo a maior clareza e transparência a todos os interessados. Equipes a pé, com quadriciclos e lanchas vistoriam quilômetros de praia e cada elemento suspeito é recolhendo para análise, fazendo a limpeza de toda a Praia do Mutá e auxiliando nas praias circunvizinhas.

O Diretor do empreendimento baiano, Luigi Rotunno também realizou a doação de centenas de kits de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) à Comissão de Meio Ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que se encarregou da distribuição à Coral Vivo e voluntários em atuação. “O meio ambiente é uma responsabilidade de todos. É preciso tomar providências rápidas e zelar pelo nosso patrimônio natural. Nós temos o compromisso de preservar esse paraíso para a próximas gerações!” Comentou Luigi Rotunno, empresário fortemente engajado em questões sociais e ambientais na região que reforçou seu discurso nas redes sociais, com um apelo aos turistas: "Não deixem de viajar para a sua praia preferida. O Nordeste continua lindo e esperando por você. Faça a sua parte nessa história!"

Em seguida, no dia 10/11/19, Luigi Rotunno recepcionou o secretário estadual de Meio Ambiente da Bahia João Carlos Oliveira da Silva junto aos responsáveis pelo projeto Coral Vivo Flábia Gueberth e Bruno Bauer, Neliana Ribeiro da APA Trancoso-Caraíva, Leandro Fontoura, presidente da OAB Subseção Porto Seguro e Emanuela Cristina da Comissão de Meio Ambiente da OAB. “Trouxemos o secretário para nos ouvir e realizar encaminhamentos em proteção do nosso ecossistema e nosso destino turístico, na preservação e na comunicação”, comentou Luigi Rotunno.

Já no dia 06/11/19, foi a vez do comandante Júlio Amaral, delegado da Capitania dos Portos em Porto Seguro a fazer um pronunciamento oficial, informando que, após as limpezas realizadas, nenhum fragmento de óleo foi encontrado na extensão das cidades de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e seus distritos Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Essa notícia gerou um enorme otimismo no empresariado local que espera que os impactos econômicos, sociais e ambientais não sejam tão desastrosos como previsto.

 

 

Luigi Rotunno é finalista no Prêmio Nacional do Turismo 2019 do Ministério do Turismo

 

O Prêmio Nacional do Turismo 2019 do Ministério do Turismo tem como finalidade identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. O prêmio está voltado para especialistas, expertos, peritos, técnicos, empresários, ativistas, pesquisadores e outros profissionais que tenham atuado de maneira criativa em prol do turismo no Brasil. O CEO do Grupo La Torre de Porto Seguro, Luigi Rotunno é finalista na categoria Empreendedores de Médio e Grande Porte, junto a mais três candidatos.

Em 20 anos empreendendo com hospitalidade no Brasil, Luigi Rotunno já contribuiu com o Turismo sob diversos cargos e projetos. Foi responsável pelas negociações de voos internacionais para o município; reativou um apart hotel que possuía apenas 60 apartamentos econômicos e 20 funcionários, tornando-o em um dos mais charmosos e autênticos Resorts do Brasil, com 270 amplos apartamentos e vilas, cerca de 120.000m² de área e mais de 530 colaboradores.

Tais feitos levaram Luigi ao reconhecimento de liderança empresarial do segmento, projetando-o a assumir o cargo de Secretário de Turismo em Porto Seguro, em seguida tornar-se Presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), compondo também o Conselheiro Empresarial de Turismo e Hospitalidade (CNC), bem como Membro da Câmara Temática do Plano Nacional do Turismo no MTur e, mais recentemente, Diretor-Presidente da União de Líderes Empresariais de Porto Seguro (UNI).

Luigi Rotunno é um apaixonado por inovação e especialista em criar negócios lucrativos com proposta de valor sustentável e social, aplica em todos os seus empreendimentos políticas de qualificação profissional de colaboradores, construção de lideranças, reconhecimento do trabalho da mulher, valorização de portadores de deficiência, programa primeiro emprego de jovens aprendizes, palestras e cursos abertos à comunidade e inúmeras ações que visam potencializar o destino e profissionalizar a mão de obra local, garantindo direitos a todos e a excelência de serviços aos viajantes.

Por suas contribuições, Luigi Rotunno teve reconhecimentos como "Empresário do Ano 2019" por Latin American Quality Institute; "Moção de Aplauso" do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência; Embaixador da Ação da Cidadania no Sul da Bahia; "Empreendedor Sustentável" pela Universidade do Estado da Bahia; Prêmio 50 + Poderosos do Turismo e Indústria Criativa (Panrotas); Hoteleiro do Ano SINDEHSUL; Prêmio Imprensa 2019 - Empresário do Ano; Título de Cidadão Honorário de Porto Seguro e em Lisboa, o "Prêmio Embaixadores 2019".

Luigi Rotunno é CEO do Grupo La Torre, gere um Resort (o La Torre Resort All Inclusive), um Hotel Boutique (o Casa La Torre de Trancoso) e dois Restaurantes (Gino Gastronomia Praia e Gino Gastronomia Trancoso). É Diretor Presidente da UNI e Escritor, autor do livro "Sem Bússolas".

Mais informações e votação (de 14/11 até 1/12) no site do Ministério do Turismo:  http://www.turismo.gov.br/premionacionaldoturismo.html


Fonte: Mídia Mutá