Rua do Mucugê será fechada para veículos durante a noite

 

O Acordo Mucugê, uma associação formada por comerciantes da rua do Mucugê e entorno, no Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, formada para tratar de questões de interesse comum, emitiu uma nota informando sobre o fechamento temporário da rua, uma das mais charmosas do distrito, a partir de 09/03/18.

A decisão tem base na necessidade de preservar a segurança e a tranquilidade de pedestres que ali transitam, e cuja demanda aumenta a cada ano. O fechamento, que será sempre das 18h00 à 00h00, é feito em parceria com a administração municipal e proíbe o trânsito e estacionamento de veículos, bem como a presença de “chamadores” e ambulantes ilegais. A área será, conforme a nota, fiscalizada pela prefeitura, com a presença de agentes de trânsito, guardas municipais e guincho.

A determinação vai até a Semana Santa (01/04/18). “Cada vez mais, o movimento de baixa temporada cresce e a rua do Mucugê fica cheia de turistas à noite. Este início de março tem nos mostrado a rua muito cheia, turistas andando e carros estacionados e transitando. Deve ter mais movimento de veículos agora em março, do que no verão de 2003, quando achamos importante fechar a rua do Mucugê pela primeira vez!”, diz a nota.

De acordo com Heitor Siqueira, coordenador da associação, “a rua do Mucugê pressupõe uma tranquilidade de lugar pequeno, mas ao mesmo tempo, ela é cosmopolita porque tem bares que funcionam até tarde, música, bandas, apresentações culturais, além da gastronomia”. Estes serviços são os grandes atrativos do local.

Desta forma, a iniciativa tem a proposta de permitir que quem passar por ali possa usufruir dos serviços oferecidos pelos estabelecimentos, sem a preocupação de saber se vem carro atrás ou não. E leva em conta também, neste momento, o início das gravações da novela Segundo Sol, da Tv Globo, que demandará presença ainda maior de pessoas à noite.

Há 15 anos, a associação propõe o fechamento da rua do Mucugê nas noites da alta temporada. Mas na nota, afirma: “É demanda constante dos associados e de frequentadores, que a rua do Mucugê ficasse fechada o ano inteiro ou, pelo menos, por mais tempo...Vamos lembrar que as placas de trânsito, colocadas pela prefeitura, são válidas durante todo o ano e não é verdade que só valem no verão.”

O chamamento para contribuir com a determinação é para toda a comunidade, a fim de que a ordem no local seja mantida e moradores e turistas aproveitem o tempo e o espaço sem tumultos. A nota encerra com um apelo: “A rua do Mucugê é uma atração de todo o Arraial d'Ajuda. Vamos fazê-la cada vez mais a rua mais charmosa do Brasil”.