Bahia terá dez feriados em dias úteis em 2018


O Ministério do Planejamento divulgou nesta terça-feira, 26/12/17, o calendário de 2018 com os feriados nacionais e datas facultativas. O Governo Federal reforçou os nove feriados nacionais, além de definir dias em que haverá ponto facultativo nas repartições públicas. A Bahia tem outros três dias de folga definidos pela Constituição do estado.
O primeiro feriado do ano, dia 1º de janeiro, já cai em um dia útil, uma segunda (Confraternização Universal). O Carnaval cairá no dia 13 de fevereiro, uma terça-feira. Na segunda-feira (12/02/18), na terça e na quarta-feira de Cinzas (14/02/18) – esta até 14:00, serão pontos facultativos no Brasil. Mas na Bahia, a terça é definida como feriado.
O feriado de Paixão de Cristo (30 de março) cairá na sexta-feira. O Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) será aproveitado em um “feriadão”, já que acontece em uma terça, enquanto Corpus Christi (31 de maio), uma quinta-feira, será apenas ponto facultativo.
As comemorações da Independência (7 de setembro) e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), e o feriado de Finados (2 de novembro), cairão em uma sexta-feira. A Proclamação da República (15 de novembro) será em uma quinta. Último feriado do ano, o Natal será comemorado em uma terça-feira.
Feriados apenas na Bahia, as comemorações do São João (24 de junho) cairão no fim de semana (sábado); enquanto a Independência da Bahia (2 de julho) será numa segunda-feira.

 


Fonte: Bahia Notícias