Situação em Porto Seguro se mantém estável. Brasil tem 2.915 casos confirmados e 77 mortes por coronavírus

Novo boletim epidemiológico divulgado na tarde de 27/03/20 pela Secretaria de Saúde de Porto Seguro mostra estável em 10 o número de casos confirmados de Covid-19 na cidade. Os casos negativos continuam em 57 e o número de suspeitos aumentou para 15.

No Brasil, subiu para 2.915 o número de casos confirmados de coronavírus, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde até a quinta-feira, 26/03/20. Form 77 mortes, sendo 58 em São Paulo e 9 no Rio de Janeiro. Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina registram uma morte cada. A região Centro-Oeste entrou na lista de óbitos, com uma morte em Goiás. Ceará e Pernambuco registram 3 mortes cada.

Dados do Ministério da Saúde afirmam que, um mês após a confirmação do primeiro de caso de coronavírus no Brasil, todos os estados registraram casos da doença. O Ministério da Saúde afirma que ações importantes estão sendo feitas para melhorar a capacidade de resposta do país diante da pandemia. Dentre elas, a aquisição, por meio de compra e doações, de 22,9 milhões de testes que estão sendo distribuídos para diagnosticar a Covid-19.

Além disso, a pasta liberou cerca de R$ 1 bilhão aos estados e municípios para fortalecimento das ações locais no combate ao coronavírus. O Ministério da Saúde também reconhece que existem desafios a serem superados, especialmente por causa do início da sazonalidade, ou seja, maior circulação de vírus respiratórios no Brasil.

Distanciamento social

Em Porto Seguro estão fechados o comércio, escolas, teatros, associações, escritórios de serviços, praias, lugares públicos de visitação, academias e igrejas. Bares e restaurantes funcionam em sistema de delivery (entrega em domicílio), alternativas também utilizadas por supermercados, farmácias e padarias, que funcionam normalmente, mas implementaram medidas restritivas de circulação de pessoas nas lojas, permitindo a entrada dos clientes aos poucos. O transporte público intermunicipal está proibido e agentes do Detran e polícia fazem a fiscalização. Já o transporte coletivo urbano, reduziu o número de veículos em circulação.


Com informações do Ministério da Saúde e Prefeitura de Porto Seguro