Bancos fecham as portas como prevenção ao coronavírus

Em Porto Seguro, após reunião realizada dia 23/03/20 entre representantes do Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Servidores Públicos e prefeitura, ficou decidido pelo fechamento das agências bancárias do município a partir de 24/03. Além dos representantes dos sindicatos, na reunião estavam presentes a prefeita Cláudia Oliveira, o procurador jurídico do município, Hélio Lima, os secretários municipais de Finanças, David Dultra e Saúde, Kerrys Ruas.

De acordo com o secretário de Finanças, a medida é mais uma ação no sentido de prevenir a disseminação do Coronavírus, levando em consideração especialmente a proximidade das datas de pagamento dos salários dos aposentados do INSS e também dos servidores municipais. Neste período, as pessoas podem optar por fazer suas transações bancárias pela internet utilizando computador, tablets e aplicativos de celular. Nas compras, o ideal é utilizar o cartão de crédito ou débito, evitando as cédulas, que também podem ser vetores de contaminação.

Aos idosos e aposentados a Prefeitura está reforçando o apelo para que somente se dirijam aos bancos em casos de extrema necessidade. Contas de água, luz, telefone e outros podem ser pagos pelo aplicativo, internet e caixas eletrônicos. Se o idoso tem dificuldade, deve solicitar a ajuda de um familiar ou amigo para realizar as operações. Ao evitar filas, os idosos, que estão entre as principais vítimas da doença, estarão protegendo a si mesmo e a seus familiares.

Da mesma forma, seguem proibidos de funcionar no município as barracas de praia e os estabelecimentos comerciais, considerando algumas exceções, como farmácias, mercados, açougues e padarias. A recomendação continua sendo para que todos fiquem em suas casas e só saiam se for extremamente necessário.


Fonte: Ascom PMPS