Hospital de Porto Seguro realiza captação de córneas

O Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) realizou com apoio da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Bahia (CNCDO-BA), uma captação para doação de córneas.

O doador, que foi vítima de acidente motociclístico, estava internado no HRDLEM há mais de uma semana e no dia 28/02/20 teve morte encefálica constatada através de exames clínicos e complementares para confirmar a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro.

Após autorização da família do paciente, o procedimento foi liderado pelos médicos Carolina Tomaz e Jefferson Fonseca, juntamente com a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRDLEM, responsável por viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos e criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação.

A Central de Transplantes da Bahia afirma que vem ampliando suas ações de trabalho. No dia 16/03/20 acontecerá no HRDLEM, com apoio do IGH, o curso de capacitação para determinação de morte encefálica realizado pela Central Estadual de transplantes e OPO Extremo Sul. O objetivo é fortalecer suas atividades e preparar cada vez mais os profissionais para incentivar esse ato.

Estudos realizados em 2019 demonstraram que a Bahia tem se destacado no aumento do número de transplantes e preparar as equipes é fundamental nesse processo. "Esse é o resultado de investimentos na capacitação e sobretudo na conscientização da população para que possamos salvar cada vez mais vidas. Buscamos sempre no HRDLEM viabilizar as doações e dar o suporte necessário às famílias que se dispõe a contribuir para diminuir as filas de espera no Estado e dar mais uma chance de vida a alguém", informou dr. Rodrigo Carvalho, diretor técnico da Unidade.


Fonte: Ascom HDRLEM