Saúde municipal realiza ações educativas visando ao combate de diferentes tipos de violência

Visando o engajamento por uma cultura de paz, para marcar o Dia Mundial da não Violência, celebrado em 30/01/2020, a Secretaria de Saúde desenvolveu, pelo segundo ano consecutivo, atividades educativas de combate as diversas modalidades agressoras, a fim reforçar sobre a importância do respeito ao próximo, mediação de conflitos e uma educação que torne os seres humanos mais preparados para enfrentar pacificamente as adversidades do dia a dia.

Alertas e reflexões através da arte

O evento, integrado a Vigilância Epidemiológica, sob a gerência da pasta Doenças e Agravos não transmissíveis, utilizou a arte cênica, protagonizada pela equipe de Educação Popular em Saúde, ao criar peças teatrais encenando situações relacionadas à prática violenta. Agentes de combate às endemias interpretaram, de maneira simultânea, episódios de agressão contra mulher, desrespeito aos direitos do idoso e discriminação.

"A intolerância tem sido cada vez mais recorrente na sociedade, em todos os níveis. E o propósito do dia da não violência é promover a sensibilização das pessoas quanto as atitudes abusivas que configurem violência aos direitos humanos. Estamos aqui, na condição de profissionais de saúde e cidadãos, enfatizando que o respeito ao próximo e a vida são fundamentais, para que possamos viver coletivamente de modo pacificador e harmonioso", afirma a gerente DANT (doenças e agravo não transmissíveis) e saúde do trabalhador, Rosana Santana.


Fonte: Ascom PMPS