Começa a campanha de vacinação contra o sarampo em Porto Seguro

Teve início, no dia 07/10/19, a campanha de vacinação contra o sarampo, em Porto Seguro. Está sendo realizada em todas as unidades de saúde e tem previsão de ocorrer em duas etapas, com a finalidade de imunizar dois públicos distintos. A primeira etapa vai até dia 25/10/19 e tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A segunda etapa está prevista para o período de 18 a 30/11, e será direcionada a adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos.

O dia D de vacinação para as crianças está marcado para 19/10, das 08h às 16h. A vacina está disponível nas 30 Unidades Básicas de Saúde. Pais ou responsáveis pelas crianças devem levar os pequenos ao posto mais próximo de casa para imunizá-los. Pessoas acima de 50 anos que estejam em dúvida sobre a imunização também devem procurar os postos para orientação e se necessário, se vacinar.

Segunda Fase

A segunda etapa da campanha (18 a 30/11), tem como público-alvo adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos, que não estão com a caderneta de vacinação em dia, sendo o Dia D marcado para 30/11.

Estimativa

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a meta é vacinar 95% das crianças na faixa prioritária e adultos. Para isso, estão sendo formadas equipes multidisciplinares nas salas de vacinação que abrangem todas as unidades de saúde. Ao todo, 14.456 crianças e 25.853 adultos pertencentes aos públicos alvos devem ser vacinados.

Segundo a coordenadora de imunização Samarina Botelho, apesar dos esforços empreendidos nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados. “Os pais e responsáveis são os principais aliados no processo de manutenção da eliminação dessas doenças, por isso recomendamos a participação deles neste empenho coletivo ao levar as crianças nas unidades de saúde, com a caderneta de vacinação para registro da imunização".

Fonte: Ascom Secretaria de Saúde/PMPS