Câmara aprova contas da prefeita Cláudia

Com 14 votos favoráveis, uma ausência e duas abstenções, a Câmara Municipal de Porto Seguro aprovou, na manhã de 24/09, as contas da prefeita Cláudia Oliveira, relativas ao exercício de 2013, que haviam sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As abstenções foram dos vereadores Danilo Surpilar e Paulinho Tôa Tôa e o vereador Benedito Alves não compareceu à sessão.

As manifestações ruidosas em favor da prefeita Cláudia Oliveira podem ter sido um dos motivos que arrefeceram os ânimos dos vereadores de oposição declarada, Danilo Suprilar e Paulinho Tôa Tôa, que além de se abster de votar, não usaram a tribuna da Câmara para se manifestar e deixaram o plenário sem participar da votação. Além de vaiar os opositores, algumas pessoas exibiam cartazes ofensivos aos dois, com dizes, do tipo “Danilo traidor” e “Fora Tôa Tôa”.

Os vereadores ligados à administração criticaram o suposto aspecto político de parecer do TCM que rejeitou as contas da prefeita, e aqueles que se manifestaram rasgaram elogios para a gestora e sua administração. Sobraram críticas também para o ex-prefeito Ubaldino Júnior, sendo que as mais ácidas partiram dos vereadores Evaí Fonseca e Marcos da Aurora.

O presidente da Casa, Élio Brasil, também se posicionou claramente a favor da chefe do Executivo e disparou farpas contra o ex-presidente Paulinho Tôa Tôa, que obteve na Justiça uma liminar suspendendo a sessão anterior, que votaria as contas, por irregularidade no prazo entre a leitura do projeto e sua votação em plenário. “O ex-presidente preferiu usar de outro fórum, que não o político, para pedir a suspensão da sessão, em vez de trazer a questão para discutir com os colegas vereadores”, alfinetou.