Comunidade marítima recebe orientações sobre a Operação Inverno

No dia 17/06/19, a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro promoveu reunião com o Conselho de Assessoramento, com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, João Barbosa Góes Filho e representantes da comunidade marítima de Porto Seguro e de Santa Cruz Cabrália.

O capitão de corveta, Julio Amaral, falou sobre a Operação Inverno, que será realizada no período de 20/06 a 15/09/19, nos litorais dos Estados da Bahia e Sergipe, sob a coordenação do Comando do 2º Distrito Naval. Serão intensificadas ações de presença, educativas e conscientização dos navegantes pela Marinha, já que, nesse período de inverno, com o aumento do índice pluviométrico e a chegada das frentes frias, deverá haver um reforço de atenção por parte dos navegantes quanto às condições climáticas e o estado do mar.

Na oportunidade, foi feita uma apresentação sobre segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar pelo capitão, que destacou a importância da atuação conjunta entre a Marinha, Município, representantes das Marinas, empresas e entidades náuticas e colônias de pescadores, a fim de potencializar as ações em proveito da segurança dos navegantes.

O gerenciamento costeiro também fez parte da pauta da reunião. Foi levado ao conhecimento da comunidade marítima as ações que vêm sendo empreendidas em parceria com o Município e a Câmara de Vereadores, e colhidas sugestões a serem encaminhadas ao Executivo Municipal para serem avaliadas as viabilidades de inclusão no projeto de lei que tramita no Legislativo sobre o plano de uso e ordenamento costeiro.


Fonte: Ascom Marinha - DelPSeguro