FengShui: o equilíbrio que pode estar faltando em sua vida


Ao longo dos anos, o FengShui, um conhecimento milenar chinês baseado na harmonização de ambientes, vem sendo cada vez mais utilizado, trazendo muitos benefícios para a vida das pessoas,como saúde, harmonia e prosperidade. Após dois anos de idas e vindas, a consultora de FengShui, Katia Oliveira, com 15 anos de atuação nessa área, finalmente fixou residência em Porto Seguro, presenteando moradores e visitantes com a oportunidade de experimentar uma vida melhor. “Vale ressaltar que o quanto você se dedica a seu aperfeiçoamento pessoal também é considerado. Cabe a cada um de nós trabalhar sobre os outros aspectos para atingir uma existência plena”, ressalta a consultora, que possui formação nas Escolas do Chapéu Negro; Ba Zhai – FengShui Clássico eXuan Kong Fei Xing, conhecido como Estrelas Voadoras – FengShui Tradicional.
O que é FengShui?
É uma arte chinesa de harmonização dos ambientes. ´Trata-se de um conhecimento milenar que surgiuda observação da natureza e da experimentação que combina elementos de diversas áreas de conhecimento para estudar a localização das edificações em relação às influências naturais sutis. O estudo do FengShui mostra que cada edificação possui sua própria vibração e está sujeita às várias influências do ambiente que a circunda e que certos tipos de influências dentro do ambiente e no seu entorno são benéficas, enquanto outras podem proporcionar dificuldades para o corpo e a mente.
Qual a escola de FengShui você segue?
A Xuan Kong Fei Xing, conhecida como Estrelas Voadoras. É uma das mais importantes e complexas escolas do FengShui e leva em conta principalmente as relações entre o fator Tempo e o fator Espaço, existentes nas construções e suas respectivas dinâmicas energéticas. Nesta escola, necessariamente, utilizamos a planta do imóvel, a data do ano de construção e a data de nascimento de cada morador.
Por que aplicar o FengShui?
A experiência mostra que quando as pessoas buscam o equilíbrio com as forças benéficas da natureza através do FengShuigozam de boa sorte, saúde e prosperidade. Quando se alinham com influências nocivas, experimentam dificuldades e obstáculos. Assim, devemos guardar a boa influência de modo a permitir que ela permaneça e se distribua suavemente pela edificação. O segundo objetivo é reduzir os efeitos negativos das influências nocivas. O terceiro é implementar ajustes através da forma, da cor, do posicionamento dos móveis, das alterações arquitetônicas, que podem estimular ou aumentar as características benéficas a fim de produzir resultados em termos de saúde, bem-estar e harmonia para os moradores.
O que podemos esperar como resultado da aplicação do FengShui?
OFengShui pode influenciar vários aspectos de nossa vida. É claro que existem outros aspectos como o nosso próprio destino, nosso esforço pessoal, nosso empenho. Mas é fato que nossa casa tem influência sobre nós, às vezes nos esforçamos em nossos estudos ou em nossas atividades em nosso ambiente de trabalho e as coisas simplesmente não fluem ou caminham muito lentamente, custam para acontecer. Pode ser nosso ambiente de trabalho ou nossa casa nos sabotando. Não raro, após a aplicação do FengShui em espaços residenciais e/ou de trabalho, muitas pessoas percebem alterações substanciais em sua vida pessoal, saúde e carreira, por exemplo.
Como é realizada a consultoria?
As consultas são individualizadas, os mapas são elaborados de acordo com as influências magnéticas do local, da edificação e de seus habitantes. Cada imóvel é único na sua análise, não só por ter um mapa específico, mas também porque o que o rodeia varia de imóvel para imóvel.O FengShui trabalha cada ambiente da edificação em dois diferentes níveis: o visível e o invisível.Os aspectos invisíveis são considerados pelos praticantes desta arte até mais importantes que os aspectos visíveis. Somente os métodos mais elaborados do FengShui são capazes de detectar as "influências invisíveis" de uma edificação. Estas características supostamente explicam porque intuitivamente sentimos alguns ambientes ou locais como "desconfortáveis" e outros como "bons".Como o invisível supostamente não poderia ser apreendido diretamente pelos sentidos, o seu estudo é realizado através de cálculos matemáticos que descrevem o campo energético num determinado espaço, situando-o em relação à planta do local ou edificação que está a ser trabalhado.A prática tem mostrado que não é possível corrigir problemas visíveis sem que também sejam determinados, ou "mapeados", estes aspectos invisíveis. Sem isso os resultados não serão duradouros, não importa o que tenha sido feito no nível do visível.
Porque é necessária a planta do Imóvel?
A planta do imóvel é essencial, pois é nela que o espaço é dividido nos seus 8 setores cardeais tendo como ponto de referência o grau magnético da face do imóvel. Tendo os graus magnéticos e o ano de construção do imóvel, é realizado o mapeamento da energia cíclica (20 anos) benéfica e nociva associado a cada imóvel. Este mapa indica em que ambientes da edificação se encontram as energias cíclicas benéficas e nocivas e quais delas estão naturalmente ativadas.
Podemos aplicar em qualquer edificação?
Sim, seja residencial, comercial etc. O FengShui pode ser utilizado com bom proveito em qualquer etapa da realização de uma nova construção. O ideal é que o estudo seja feito concomitantemente ao primeiro estudo do projeto, quando são definidos a implantação no terreno, o formato da construção e a posição relativa dos cômodos dentro da construção, bem como as circulações internas. Todos estes aspectos de um projeto podem influenciar favoravelmente o potencial energético de uma construção, se elaborados de acordo com o FengShui. A segunda etapa recomendada para aplicação do FengShui seria durante uma reforma ou quando vai ser decorado um novo imóvel. Nesta etapa, podem ser modificados os usos dos compartimentos, as cores dos ambientes e seus revestimentos de piso e parede, conforme a necessidade. Em imóveis já construídos e decorados pode-se realizar modificações na distribuição de móveis, objetos e cores, obtendo-se bons resultados.
Os efeitos do equilíbrio do FS podem ser sentidos em quais aspectos da nossa vida?
O FengShui ajuda a recuperar e manter a saúde física, emocional e espiritual, harmonizando nossos relacionamentos.Colabora, também, nos aspectos ligados à nossa prosperidade, propiciando o surgimento de novas oportunidades e aumento de ganhos financeiros, além de dar-nos a chance de prevenir problemas legais, brigas ou até mesmo roubos. Depois que as recomendações sugeridas são postas em prática, os efeitos costumam ser notados de imediato. No entanto, não devemos canalizar para o FengShui todas as nossas expectativas de mudança, pois nem sempre a fortuna ou a desgraça estão relacionadas somente ao FengShui de um imóvel. Vale ressaltar que o quanto você se dedica a seu aperfeiçoamento pessoal também é considerado. Isto inclui o desenvolvimento mental e o autoconhecimento. Cabe a cada um de nós trabalhar sobre os outros aspectos para atingir uma existência plena.