Incêndio consome Parque Nacional do Monte Pascoal

Um incêndio atingiu o Parque Nacional do Monte Pascoal, em Porto Seguro. O fogo teria começado a se alastrar há cerca de 15 dias e já parte significativa dos 22.400 hectares da reserva.

Cerca de 50 voluntários, incluindo indígenas pataxós,  estão mobilizados para tentar conter o fogo, o que ainda não ocorreu. “Não houve melhora e a situação é dramática”, alerta um morador da região, que diz que a situação está “fora de controle”.

Um morador pediu ajuda das autoridades competentes “Nós não temos mais condições de manter o controle da situação. Os órgãos competentes não enviaram até agora ninguém; a situação aqui é realmente critica”, destacou.

Informações extraoficiais dão conta de que aproximadamente metade da vegetação do Parque já teria sido consumida pelas chamas.

 

Parque Nacional do Monte Pascoal

O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é uma das mais importantes unidades de conservação integral do sul da Bahia. Neste parque nacional localiza-se o Monte Pascoal, que foi a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral em 1500.

Possui terras com grupos da etnia pataxó, o que faz com que o parque seja administrado pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI - e também pelos grupos residentes da área. A presença desses grupos indígenas no parque já causou impasse sobre como deve ser feita a conservação da área.

A fauna do parque chama atenção pela presença de grandes predadores, como a onça-pintada e a onça-parda, além de outros grandes mamíferos, como a anta, muito ameaçados nas florestas do sul da Bahia.


Com informações do site Radar 830

Foto ilustrativa - Google