Fundador da Brasil Ride e prefeita se reúnem para planejar prova de 2020

A edição de 2020 da Brasil Ride já começa a ser planejada pela organização e entidades patrocinadoras da principal stage race premium de mountain bike do mundo. Dia 12/11/19, estiveram reunidos em Salvador, na sede da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e em seguida na SETUR (Secretaria de Turismo), o fundador da Brasil Ride, Mario Roma, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e os secretários de Cultura e Turismo, Paulo Cesar Magalhães, e de Obras e Infraestrutura, Jonatha Luis Cavalli. Os quatro foram recebidos pelo secretário Davidson Magalhães (SETRE), pela manhã, e, à tarde, pelo secretário Fausto Franco (SETUR).

O objetivo principal das reuniões foi apresentar os resultados da décima edição, realizada entre os dias 20 e 26/10, em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, e em Guaratinga, além de começar a planejar a ultramaratona de 2020, programada para o período entre 18 e 24/10. Mais de 2.500 ciclistas de 23 países estiveram no Extremo Sul da Bahia, participando do evento, que teve a Maratona dos Descobrimentos no seu encerramento.

“Com apoio da SETRE, a Brasil Ride teve seu status elevado. Se antes era apontada como a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, segundo opinião dos atletas, agora é a mais premium das corridas por etapas no MTB mundial", disse Davidson Magalhães.

O encontro na SETUR também tratou de ações que visam fomentar o turismo na região de Porto Seguro. Na oportunidade, Fausto Franco ressaltou que a "Secretaria de Turismo está aqui para apoiar iniciativas que visem potencializar o turismo no Estado”.

"Foi muito positivo os dois encontros aqui em Salvador, o primeiro com o secretário Davidson Magalhães, na SETRE, e depois com o secretário Fausto Franco, na SETUR. É sempre bom fazer esta reunião pós-evento com as entidades que nos dão todo o apoio para que a Brasil Ride seja realizada na Bahia anualmente e mostrar a eles o quanto a prova, mais uma vez, foi bem sucedida e ganhou os holofotes do mundo inteiro, entre mídia, ciclistas e apaixonados pelo esporte", comentou Mario Roma.

Impacto econômico

Tanto a ultramaratona como a Maratona dos Descobrimentos, realizada no dia 26/10, contribuíram para que Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, atingisse lotação máxima da rede hoteleira, ou seja, bem próxima dos 100%. Considerando que o evento reuniu mais de 6.000 pessoas neste período, calcula-se mais de R$ 10 milhões de impacto econômico na região, com um ticket médio em torno de R$ 385 por pessoa, segundo dados do município. Além da ocupação em Arraial d'Ajuda, a Brasil Ride contribuiu também para a economia da pequena Guaratinga, a 130 km mais ao Sul da Bahia, a outra sede da competição.

A organização do evento constrói anualmente uma cidade para 1.100 pessoas em uma fazenda a 14 quilômetros de Guaratinga. É uma estrutura gigantesca com 80 toneladas de equipamentos, montada em uma área de 10 hectares para quatro dias de provas. São 1.100 barracas, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, com cinco bombas que extraem e distribui 800 mil litros de água para diversas áreas da cidade, tendas para restaurantes, incluindo um para 700 pessoas, 10 km de fios subterrâneos, 48 chuveiros com água quente, nove tendas para patrocinadores e uma carreta médica completa. 

Países da 10ª edição

Participaram da décima edição da ultramaratona 570 ciclistas de 23 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Chipre, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suíça e Venezuela.

A ultramaratona Brasil Ride teve os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE, Bahiatursa e SUDESB, de Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas. Coca-Cola, Conect Car, Full Gas, Garmin, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Red Bull, Shop2gether, Squirt, Thule e Vittoria são empresas apoiadoras, assim como as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga, bem como o Parque Nacional do Pau Brasil, são apoiadores institucionais do evento.

Confira vídeos e slideshows no Canal do YouTube da Brasil Ride:

https://www.youtube.com/user/BrasiRide/videos


Fonte: ZDL Sports