Porto Seguro é vice no Campeonato Baiano de Rugby XV

O time masculino de rugby de Porto Seguro disputou, em final inédita, o primeiro lugar no Campeonato Baiano de Rugby XV, organizado pela federação baiana. Mas os garotões, que haviam garantido a vaga vencendo o time de Vitória da Conquista (Ymborés), por 92 a 0, no Estádio Municipal Agnaldo Bento, acabaram ficando na vice-liderança, perdendo para a equipe do Galícia Orixás, de Salvador e agora, bicampeã baiana.

A final foi realizada na cidade de Cairú, próximo a Valença, no dia 29/09/18. Em sua página no Facebook, a equipe agradeceu aos torcedores e patrocinadores todo o apoio. “Foi um jogo duríssimo! Os Toruks foram com 14 jogadores e sem reservas. Mas isso não abalou a equipe, que deu seu máximo até o fim. O placar ficou de 43 X 21 para o Galícia Orixás de Salvador(...) Porto Seguro ficou com a segunda colocação, contudo, são campeões na união, raça e na coragem”.

Os atletas continuam treinando. E quem quiser acompanhar os treinos pode anotar os dias e horários: quartas-feiras, às 17h30 na Boca da Barra; quintas-feiras e sábados, às 15h00 no Campo da Maçonaria, no bairro Cambolo, ao lado do Sinthotesb.

São 30 atletas no masculino e 15 no feminino. Há vagas para quem quiser se tornar um jogador. “É só aproveitar os treinos, abertos para homens e mulheres, de qualquer peso ou altura, com idade entre 15 e 45 anos, e que tenham muita disposição e vontade de aprender algo muito novo”, disse Diego Hamilton Reis, presidente e treinador.

Ambas as equipes têm se destacado no cenário baiano, com participações marcantes. E as iniciativas não se limitam ao campo. As equipe mantém um projeto social com atendimento gratuito a 25 crianças. O "Show de Rugby", como é chamado o projeto, realizado em parceria com a Loja Maçônica Força e União, proporciona aulas de Rugby Kids uma vez por semana, a crianças com idades entre quatro e seis anos, na Escola Infantil Bertinho Brito. Elas também disfrutam de atividades lúdicas e mini-jogos com a temática dos cinco valores do rugby, que são: respeito, disciplina, integridade, solidariedade e paixão.

De acordo com Diego, além das aulas, o Projeto Social "Show de Rugby" leva a prática lúdica desse novo esporte para outras entidades de forma pontual desde 2014, como a ONG do Bem, Ampare, Creche Casa do Amor, Ong Filhos do Céu e Colégio Chico Mendes. “Mais de 300 crianças e adolescentes já tiveram contato com o rugby de forma gratuita e divertida”, afirmou. O rugby de Porto Seguro é organizado pela Associação de Rugby da Costa do Descobrimento, entidade de Utilidade Pública Municipal e sem fins lucrativos.