Professores fazem capacitação sobre povos indígenas

Os professores da rede municipal de ensino de Porto Seguro, que lecionam a disciplina Diversidade Afrodescendente e Indígena para os alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma capacitação na tarde de 13/08, na sede do Ceame. Ministrada pelo professor e doutor em História do IFBA, Edson Brito, conhecido como Edson Caypó, a formação teve como tema “Desmistificando a História do Brasil: os povos indígenas como agentes históricos".
Os professores da rede municipal consideraram bastante proveitosa a palestra, na qual o professor falou sobre a sua experiência pessoal e profissional, relatando diversas passagens em que sofreu o peso da discriminação, inclusive com situações de punições, fome e até ameaça de morte. “A desigualdade foi construída historicamente e a diferença foi transformada em desigualdade”, disse o mestre, ressaltando que o indígena costuma ser visto apenas como folclore, um ser que mora na aldeia e se veste de maneira diferente.
O encontro foi uma realização conjunta dos setores de Educação Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação, e Diversidade Étnico Cultural, sob a orientação de Kátia Caroline Ferreira e Gilmária Menezes. Para Kátia Caroline, o encontro foi mais uma oportunidade de preparar os professores para lidar com questões pouco comuns em seu cotidiano, já que a maioria dos professores não são indígenas.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro