Novas instalações da UFSB são inauguradas

A inauguração de novas instalações, ampliações e reformas do campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia, no dia 14/12/15, em Porto Seguro, representa melhoria e novos investimentos no ensino superior público do estado. A cerimônia de entrega das obras foi realizada no auditório da UFSB com a presença do governador Rui Costa, do ministro da Educação (MEC), Aloizio Mercadante, acompanhados pelo reitor da instituição, Naomar de Almeida Filho. No evento o governador ainda assinou o protocolo para a continuação das obras do  Centro Cultural e Eventos de Descobrimento, além da ordem de serviço para construção do Núcleo Pedagógico do município de Itabuna, um projeto comprometido com a sustentabilidade e com instalações modernas.

Rui Costa afirmou que, durante muitos anos, a Bahia merecia e precisava de outra universidade federal. "Eu acredito que não podemos abrir mão da democracia e da educação como fatores importantes de transformação social porque a minha própria história é resultado disso. Eu que fui duas vezes aluno da Universidade Federal da Bahia e sei do quanto o nosso estado precisou, por 200 anos, de outras instituições de ensino superior público. Hoje, temos seis universidades públicas, mas queremos continuar avançando com mais vagas, mais concursos de professores com prioridade para aquelas universidades que estão surgindo agora", explicou.

Com pouco mais um ano desde o início das aulas da primeira turma, em setembro de 2014, a UFSB recebeu cerca de R$ 2,1 milhões em investimentos do MEC para a construção de um novo pavilhão de salas de aulas, a reforma do espaço de leitura, e ampliação e melhorias em 18 salas que já tinham sido construídas.

A Universidade Federal do Sul da Bahia funciona também em Itabuna, no campus Jorge Amado, e em Teixeira de Freitas, no campus Paulo Freire, reunindo
cerca de 1.600 estudantes. 



Fonte e fotos: GOV/BA