Desfile Beleza Negra exalta cultura afrodescendente

Monica Moara Sacci e Maciel Souza dos Santos foram os vencedores do 10º Concurso Beleza Negra – A mais bela chama África, que lotou o Centro de Cultura de Porto Seguro, na noite de 19/11/15. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, o evento faz parte da programação do Novembro Negro, que está proporcionando à comunidade estudantil da rede municipal de ensino uma série de atividades voltadas para a promoção da igualdade racial.

O desfile e a escolha dos vencedores do concurso tiveram a participação de 30 candidatos -19 moças e 11 rapazes – estudantes de escolas municipais. Os candidatos foram avaliados por critérios como charme, beleza e gingado, numa noite de celebração da cultura afrodescendente. “Existem meninas negras lindas que se sentem feias. Precisamos acabar com esse estereótipo que segue um padrão de beleza europeu e americanizado”, disse Isabela, uma das apresentadoras mirins.

Além do desfile, o evento trouxe apresentações de capoeira, dança afro e outras manifestações culturais. A coordenadora de Diversidade Étnico-Racial da Secretaria de Educação, Gilmária Menezes recitou o poema de sua autoria, “Magia Negra”, exaltando personalidades e conquistas dos afrodescendentes. “Precisamos mudar essa realidade, onde temos tantos negros estão próximos da linha de pobreza por conta da sua cor”, enfatizou.

O 2º lugar ficou com Gisele Leal e Katriel dos Santos; o 3º, com Júlia Fernandes e Richardson dos Santos e o 4º, com Thais Silva e Daniel Santos. O evento contou ainda com a presença da secretária de Educação, Teresinha Siviero; da supervisora pedagógica da secretaria, Aubeni Oliveira e da diretora do Centro de Cultura, Mirian Silva.

Fonte: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro