Índios realizam o I Acampamento da Juventude Pataxó da Bahia

Cerca de 80 jovens índios da etnia Pataxó, moradores das mais de 40 aldeias em Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Prado, acamparam em solo sagrado da Reserva da Jaqueira, para debater os desafios e oportunidades para estruturação e fortalecimento do Movimento da Juventude Indígena Pataxó na Bahia.

O I Acampamento da Juventude Pataxó foi marcado por trocas de saberes e partilha de sonhos para a juventude e para todo o Povo Pataxó. Durante os dias 21 e 22/02, os jovens e lideranças Pataxó traçaram objetivos para o movimento indígena da região, destacando o papel da Juventude Pataxó frente ao atual quadro de violência contra os povos indígenas do Brasil. Também foi dada especial atenção à reivindicação pela demarcação dos seus territórios tradicionais e a permanência de políticas públicas afirmativas, a exemplo da saúde e educação diferenciadas.

Durante a programação, foi realizada a eleição e posse dos jovens para o Conselho da Juventude Pataxó da Bahia (CONJUPAB). "Jovem hoje, liderança hoje também, com a responsabilidade em fazer um povo crescer. E para aqueles que não querem igualdade, eis aqui uma juventude guerreira de verdade", destacou Rafaela Pataxó, jovem da Aldeia Juerana e uma das articuladoras do evento.

O mais novo cacique do Povo Pataxó, Siratã Pataxó, chefe indígena anfitrião do encontro, destacou que "a juventude é convocada a dar continuidade à jornada dos anciões, como reconhecimento por toda a história de luta dos mais velhos, dedicada à conquista do território e de políticas públicas para o Povo Pataxó".

O evento foi idealizado pelo (CONJUPAB) e executado pelo Instituto Mãe Terra, com patrocínio da Bahiagás e apoio do Instituto Pataxó de Etnoturismo (Aspectur), Veracel Celulose, Fundação Nacional do Índio, prefeitura e outros.


Fonte: Ascom PMPS