Devotos da Costa do Descobrimento preparam festas para Yemanjá

O litoral da Costa do Descobrimento está se preparando para as comemorações de Yemanjá, no dia 02/02/19. Em Porto Seguro, passeios de escuna são oferecidos a devotos moradores e turistas, e em Arraial d’Ajuda, Trancoso e Santo André, distrito de Santa Cruz Cabrália, a programação vai das cerimônias religiosas às apresentações de samba de roda e capoeira.

Em Porto Seguro, os passeios de escuna partem, às 9h, do Pier Municipal. Um deles oferece show da Banda Africanidade, com o bloco cultural e direito a open bar, open food, água aromatizada, sorteio de copos e abadá, além de banho de cheiro. Os ingressos custam 80,00.

No Arraial d’Ajuda, a concentração acontece na praça São Brás, às 14h. Presença de babalorixás e ialalorixás da região, benção de Nossa Senhora d'Ajuda, cânticos a Iemanjá e aos Orixás com toques de atabaques e caminhada até a Praia dos Pescadores e oferendas.

Em Trancoso, no dia 02/02 tem festa de Iemanjá e no dia 03/02 tem a celebração da Festa de São Brás, no Quadrado, com decoração típica.

Em Santa Cruz Cabrália, uma parceria entre município e o Espaço Tangerina, promovem a VI Festa de Iemanjá, no distrito de Santo André. Com coordenação de Carmem Cinira e membros da comunidade do povoado, a festa terá, ainda, a participação dos membros da Casa Pai Oxalá de Eunápolis, turistas e convidados.

As cerimônias espiritualistas acontecerão no Espaço Tangerina a partir das 14h. Na sequência, o cortejo para o embarque e a procissão náutica que partirá do Rio João de Tiba, dirigindo-se à boca do rio, onde avançam até mar aberto para que sejam feitas as oferendas, sempre em material biodegradável, para que não haja prejuízo da fauna e flora marinha, bem como à vegetação de restinga.

Após o fim da procissão, o público se dirige ao Espaço Tangerina para apresentações culturais como, maculelê, capoeira, dança dos orixás, samba de roda e música – MPB e forró. A festa é vista com importância pela Secretaria de Turismo, que ressaltou o apoio ao evento, destacando a relevância de que o município fomente essas ações, a fim de manter a cultura viva, além de aquecer a economia, já que a festa atrai turistas de diversas partes da região.