Divulgado resultado final da 4ª convocatória para ocupação de espaços culturais

 

A Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) divulgou os selecionados da quarta convocatória Ocupe Seu Espaço nos seguintes equipamentos culturais da capital e interior: Centro de Cultura de Porto Seguro, Casa da Música, Centro Cultural Plataforma, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados, Casa de Cultura de Mutuípe, Centro de Cultura ACM (Jequié), Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), Centro de Cultura de Alagoinhas, Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), Cine-Teatro Lauro de Freitas, Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) e Teatro Dona Canô (Santo Amaro).

Os proponentes deverão ficar atentos à assinatura dos Termos de Compromisso e Responsabilidade, que é o que garante sua participação na convocatória. O período para assinatura é de 14 a 16/08/18 em cada um desses espaços culturais.

O que é Ocupe Seu Espaço

É uma campanha de dinamização dos espaços culturais administrados pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Esta campanha agrupa ações de uso dos equipamentos, revisão de rotinas e processos, melhorias físicas, manutenção, qualificação da comunicação e de ações institucionais, bem como ampliação da participação social, com destaque para a formação de Colegiados de Gestão Participativa nos espaços culturais.

A Convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA é o processo que sistematiza, organiza, formaliza e dá mais visibilidade para as regras de apresentação e seleção de demandas de uso dos espaços culturais. O Objetivo é impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura.

A convocatória estabelece um prazo de inscrição para que os interessados nas pautas dos espaços culturais possam apresentar suas propostas de ocupação. Com isso, será possível ter noção do cenário de demandas para um período de seis meses, o que viabilizará o planejamento de uso a médio prazo e a montagem de uma agenda mais conjeturada. A formalização da chamada, no entanto, não traz novas burocracias ao proponente: estão mantidos todos os normativos e regulamentos já existentes e a única exigência para apresentação do pedido de pauta continua sendo o preenchimento de um formulário.

A ocupação compreenderá o período de 01/09/18 a 14/12/18. Podem participar pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e pessoas jurídicas de direito privado ou público, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.

Confira o resultado: https://bit.ly/2vBby3n


Fonte: Ascom Secult-Ba