Costa do Descobrimento celebra Dia nacional da Capoeira com diversos eventos

 

O Dia Nacional da Capoeira, 03 de agosto, foi comemorado em Santo André, Santa Cruz Cabrália, no espaço Vila Criativa, com palestra, filme e palestra sobre Introdução à Capoeira Angola, com Mestre Pé de Chumbo.

O grupo de samba de roda da vila Santo André teve uma participação especial e professores e alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), turistas, moradores e, claro, capoeiristas também marcaram presença.

A região teve uma semana de celebrações da capoeira. No Arraial d’Ajuda, o 8º Encontro Mundial de Capoeira, no dia 28/07, foi um momento precioso de confraternização no esporte, destacando a receptividade baiana e identidade cultural.

De acordo com a prefeitura municipal, mil capoeiristas do Brasil e de quase 17 nacionalidades diferentes participaram do evento, realizado na Quadra Poliesportiva da Escola Emad. Houve homenagens a alunos e mestres, apresentações afro-brasileiras envolvendo músicas e danças. Finalmente, batizados de capoeira, formatura de professores, consagração de mestres e troca de cordel. No domingo, 29/07, os participantes foram convidados para uma tarde no Fly Club, em Trancoso.

Durante uma semana, houve vários cursos e workshops sobre as raízes da capoeira, aprimoramento de estilos, aperfeiçoamentos de técnicas foram ministrados por mestres renomados, a exemplo do organizador do evento, mestre Raílson e do mestre Nenel, filho do precursor da capoeira do mundo, mestre Bimba. Além disso, houve animada competição de músicas e rodas de capoeira, no Uiki Parracho, onde os participantes também puderam usufruir do sol quente e belíssimas praias de Arraial d'Ajuda.