Noite russa abre Música em Trancoso 2017

Foi um verdadeiro banquete musical a abertura do 6º festival Música em Trancoso, na noite de 18/03/17, no incrível Teatro L´Occitane lotado. A riqueza das tradições russas foi apresentada em sua plenitude pelo Coro Yurlov, a mezzo-soprano Svetlana Shilova, o barítono Alexander Kasyanov e o Quarteto Terem. A nova Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob regência do maestro Carlos Moreno, fez sua estreia abrindo o espetáculo com a execução do Hino Nacional Brasileiro e uma solista convidada: a jovem soprano brasileira Camila Rabelo, bolsista que se revelou na academia Canto em Trancoso de 2016.

Acompanhando os artistas russos ou tocando Tchaikovsky (4º movimento da “Sinfonia nº 4”), a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro mostrou que tem tudo para se transformar em um dos mais importantes conjuntos sinfônicos do Brasil. Os cantores e músicos russos, por sua vez, proporcionaram uma verdadeira viagem pelas tradições musicais da Rússia, com um repertório baseado em raízes populares, com forte influência do folclore. Por meio de Svetlana Shilova e Alexander Kasyanov, extraordinários solistas que na Rússia cantam com freqüência no Teatro Bolshoi, e também do Coro Yurlov e do Quarteto Terem, foi possível se encantar com a mistura de virtuosismo e paixão que marca a música tradicional russa. 

O programa trouxe clássicos desta tradição, até canções que se tornaram populares em todo o mundo – como “Wolga, mãe dos rios” (“Mother River Wolga”) e “Olhos Negros” (“Ochi cherniye”). As “Danças da Polovetsia” (“Polovetsian Dances”), de Alexander Borodin, que no Brasil são mais conhecidas pelas versões orquestrais, foram apresentadas pelo Coro Yurlov e pelo Quarteto Terem, com seus instrumentos típicos como a balalaica e o bayan (acordeão de botões com características desenvolvidas especialmente pelos russos).

O 6º festival Música em Trancoso prossegue com sua diversidade de atrações até 25 de março.


Fonte e foto: musicaemtrancoso.org.br