Marinha apresenta saldo da Operação Verão no Extremo Sul da Bahia

A Delegacia da Capitânia dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro), encerrou a Operação Verão nos municípios do extremo sul da Bahia. A Operação coordenada pela Marinha do Brasil, teve seu início em 22/12/18 em todo território nacional, a fim de englobar o período de férias e de feriados prolongados, quando o fluxo de embarcações aumenta.

A missão teve como principais objetivos, fiscalizar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção de poluição hídrica proveniente de embarcações, na faixa costeira entre os municípios de Belmonte e Mucuri, e também nas vias fluviais dos municípios interiores. Foram realizadas verificações documentais nas embarcações, nas habilitações dos condutores, no material de salvatagem (segurança), assim como a realização de testes com o etilômetro em condutores para verificação de embriaguez.

As ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário foram intensificadas, quando podemos contar com a colaboração e parceria de entidades náuticas para realização de palestras sobre segurança da navegação em diversas comunidades. Atuamos, principalmente, nas embarcações de esporte e recreio, inclusive moto aquática, e de transporte de passageiros, quando cerca de 1.259 embarcações foram inspecionadas, 191 foram notificadas por irregularidades diversas, principalmente, por falta de regularidade documental ou de algum item de segurança, 15 embarcações apreendidas por apresentarem algum tipo de risco para vida humana, 02 inquéritos foram abertos para apurar fatos e acidentes da navegação.

A Marinha afirma que continuará com suas ações ao longo ano e incentiva que a população a colaborar com a delegacia, fazendo denúncias quando observar alguma irregularidade no mar. Os contatos da DelPSeguro são os números (73) 3421-2050 ou (73) 99985-4210 (WhatsApp para recebimento de imagens que contribuam para o registro da infração e identificação da embarcação). Já o telefone 185 atende emergências marítimas. Estes serviços encontram-se disponíveis 24 horas por dia. A Marinha pede que, se possível, se informe o nome da embarcação e seu número de inscrição (ambos visíveis no casco).

Operação na Bahia

Em toda a Bahia, a Operação Verão 2018/2019 foi encerrada no dia 10/03/19.  A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) registrou os seguintes resultados: 170 testes de alcoolemia realizados, 6.087 embarcações inspecionadas, 764 notificadas e 26 apreendidas.

Desde o início da operação, o valor total de multas aplicadas foi próximo a 800 mil reais. Diariamente, as equipes de inspeção naval fiscalizaram as embarcações por mar, terminais náuticos e nas áreas marítimas e fluviais com maior concentração de embarcações e banhistas. Os principais aspectos verificados foram a documentação do condutor e da embarcação, material de salvatagem, lotação autorizada e o estado de conservação da embarcação.

O fortalecimento da segurança no mar e da conscientização dos condutores de embarcação, objetivos da operação, foram alcançados por meio da fiscalização direcionada e do intenso trabalho educativo. Ressalta-se que não houve registro de acidentes com vítimas no período. Assim, durante as abordagens, os militares focaram também na orientação aos condutores sobre a importância da adoção de atitudes conscientes, a fim de prevenir acidentes, principalmente quanto à necessidade do respeito aos turistas e banhistas.

Foram realizadas ainda palestras para colônias de pescadores, marinas e clubes náuticos, com o objetivo de divulgar as normas da Autoridade Marítima e de se evitar acidentes da navegação. Neste período, também foram distribuídos material informativo e educativo sobre as regras de segurança da navegação e orientações direcionadas para as embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico.


Fonte: Marinha do Brasil/DelPSeguro e Capitania dos Portos da Bahia - Foto: Divulgação