Bahia tem 150 municípios no novo mapa do turismo brasileiro


O Ministério do Turismo (MTur) anunciou o novo mapa turístico do país. Com a reconfiguração, a Bahia passou de 117 a 150 municípios com reconhecido potencial para a atividade turística. O Estado se configura como líder do Nordeste e detém quase 20% do total de 758 cidades turísticas da região.
Importante instrumento de planejamento e alocação de recursos do MTur, o mapeamento fornece subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão, estruturação e promoção dos destinos. A partir deste ano, o mapa turístico será atualizado a cada biênio.
“A ampliação do número de municípios baianos no mapa deve-se ao trabalho de conscientização dos gestores em relação à importância da economia do turismo e à visão estratégica que alia atrativos naturais e culturais a produtos e serviços de qualidade para atração de visitantes para o Estado”, explica o secretário do Turismo, José Alves.
A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) foi parceira do Ministério do Turismo na mobilização dos municípios e, durante o primeiro semestre, realizou oficinas para discutir os parâmetros do novo mapeamento.
O extenso território baiano está dividido em 13 zonas turísticas, que agora passam a agregar 150 cidades que tiveram seus desempenhos econômicos avaliados. Destas, 53 foram enquadradas nas categorias A, B e C, que indicam maior concentração do fluxo turístico nacional e internacional na Bahia, como Salvador, Cairu, Lençóis, Mata de São João, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro. As demais figuram entre os destaques do turismo regional.


Fonte: Ascom/Setur