12º Churrasco Beneficente Fogo de Chão reúne mais de 400 pessoas

 

Mais uma vez, o Churrasco Beneficente Fogo de Chão, promovido pelo Rotary Club de Porto Seguro, levou um grande público ao Camping Tabapiri, na Cidade Histórica, dia 10/11/19. O 12º reuniu mais de 400 pessoas, entre voluntários, representantes de empresas apoiadoras e patrocinadoras, além de amigos e famílias que puderam usufruir de um delicioso churrasco gaúcho, preparado pelos parceiros da Loja Maçônica Força e União de Porto Seguro.

Este é o principal evento anual do Rotary e, segundo Osdélio Oliveira, o presidente do club, já faz parte do calendário do município. O objetivo maior é arrecadar fundos para instituições de apoio e atendimento a pessoas carentes. As instituições beneficiadas são a APAE, Casa Dia, creche Casa do Amor, Banco de Cadeira de Rodas do Rotary e a ONG A Voz dos Bichos, que recolhe as latinhas recicláveis para transformá-las em recursos para o atendimento de animais. “A gente sai às ruas e encontra apoio. O evento está lotado. As pessoas vem, participam mas a principal função é contribuir. E isso é só procurar que encontra. Temos vários colaboradores e isso nos dá satisfação de estar realizando um trabalho social em benefício daqueles que mais precisam”, diz Osdélio.

Para Ivana Cancela, presidente da Apae, essa parceria é uma relação consolidada. “Fico muito feliz com não só na questão do retorno financeiro mas também o apoio. É sempre bom estar com o Rotary. Eles são parceiros nossos o ano inteiro. Percebemos a qualidade, o respeito que a instituição tem na sociedade de modo geral. E a ajuda financeira chega no momento em que a gente precisa de pagar as despesas no final do ano e sempre dá aquele alívio quando a gente sabe que pode contar o Rotary. É um amigo certo!”

Para Mauro Pasturczak, presidente da Casa Dia, instituição que existe há 13 anos no Arraial d’Ajuda e atende dependentes químicos, a parceria com o Rotary dá uma “enorme força”. “Nossa casa de apoio não tem ajuda de governo, nem de prefeitura. E este evento representa a reinserção de alguns internos que vêm aqui colaborar, ajudar. Eles são motivados a uma reinserção social. E o apoio financeiro ajuda bastante o nosso trabalho.

E também para Adelmo Ribeiro, presidente da Casa do Amor, as palavras são de agradecimento. “Este é o terceiro evento que participamos. Só temos que agradecer e elogiar a coordenação. O evento é muito bem organizado”. Há 12 anos, a creche atende crianças de dois a quatro anos de idade em período integral.

Lazer entre amigos

O Churrasco é um acontecimento que reúne portossegurenses num clima descontraído e festivo. Próprio para desfrutar da boa companhia dos amigos e levar a família. A música ficou por conta da talentosa Viena Orge, que cantou MPB e românticas. As crianças puderam se divertir à vontade com escorregador inflável, pula-pula e piscina de bolinhas, e todo o público participou de sorteios realizados durante o evento. Os “costelões” assados em enormes espetos fincados no chão, foram acompanhados de um delicioso buffet preparado por Mônica Oumato.

Solidariedade

Segundo Alex Cunha, coordenador do evento, toda ação voltada para ajudar o próximo é bem-vinda. Ele agradece o envolvimento dos diversos segmentos da cidade nessa grande corrente solidária. “Sem essa força, o evento não daria lucro e, consequentemente, deixaríamos de atender a um número razoável de pessoas que têm uma rotina muito difícil, lidando com limitações e dificuldades bem diferentes das nossas. A filantropia permite o envolvimento espontâneo das pessoas e dos patrocinadores. É uma alegria enorme vê-los doando o seu tempo em prol de uma causa justa.”