Loja Maçônica realiza 20ª Festa Farroupilha neste sábado

A Loja Maçônica Força e União de Porto Seguro realiza dia 14 de setembro, sua 20ª Festa Farroupilha. O evento reúne a família maçônica da região, a expressiva colônia gaúcha, autoridades e formadores de opinião da sociedade portossegurense para comemorar a decisiva participação da maçonaria na Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835, no Sul do país.

A data ficou definida como o “Dia do Gaúcho” e sua comemoração já se tornou tradição na Terra Mater. Segundo a família maçônica, o encontro agrega também visitantes de cidades da região. De acordo com o Venerável Mestre Selmo Reginaldo Berto, em 2019, a festa terá um brilho especial, afinal são duas décadas de comemoração que relembra a história e escreve novas páginas de tradição, mais de 180 anos depois.

A programação começa às 8h, com hasteamento dos pavilhões, seguido de Roda de Chimarrão e Prosa, às 9h30 e, às 13h, almoço típico gaúcho (Costela de Chão) e música folclórica. Os convites são limitados e custam R$ 75 (individual adulto) e R$ 45, de 7 a 14 anos. Crianças até 6 anos não pagam. Bebidas à parte. A Loja Maçônica Força e União de Porto Seguro está situada à rua 02 de Julho, 186, Centro. Informações e reservas: (73) 98845-3000

Revolução Farroupilha

A Revolução Farroupilha foi a guerra regional republicana, que se opunha ao Império no Brasil. Durou de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e teve como resultado a declaração de independência da província como estado republicano, originando a República Rio-Grandense.