Festa da Pena leva mais de 100 mil pessoas à Cidade Histórica

Já começaram os festejos da padroeira de Porto Seguro, Nossa Senhora da Pena. A tradicional comemoração tem duração de 10 dias, com uma programação que combina atividades religiosas, atrações culturais e grande variedade de serviços. Ao longo dos festejos, a expectativa é que mais de 100 mil pessoas visitem o Centro Histórico, reafirmando o compromisso de fé e devoção e, também, movimentando o comércio do município. Neste ano, a festa tem como tema “Bem aventurada aquela que acreditou” e está sob a coordenação do frei Cristóvão Matos.

A grande novidade será o show de Adriana Arydes no dia 07 de setembro. A cantora paulista, uma das mais famosas vozes da música católica do país, se apresentará após a missa de encerramento da novena num palco instalado ao lado da igreja. Com um repertório que mistura louvor e adoração, Adriana canta sucessos como “Maria, mãe da vida” e “A chave do coração”. A programação da festa apresenta uma diversidade de atrações para moradores, visitantes e romeiros.

No dia 30/08/19, uma grande carreata marcou a abertura da festa, saindo da Igreja Nossa Senhora do Brasil, na Passarela do Álcool, até o Centro Histórico, na Igreja de Nossa Senhora da Pena. Todos os dias do novenário (30/08 até 07/09), estão sendo celebradas missas solenes, com participação das comunidades católicas da cidade e homenagens a diversos segmentos da sociedade local, pastorais e movimentos da igreja. Após as celebrações, a população pode se confraternizar na quermesse instalada na frente da igreja matriz, que reproduziu um cenário colonial cinematográfico, com comidas típicas, música e entretenimento para as crianças. 

No dia de Nossa Senhora da Pena (08/09), a tradicional alvorada de fogos abrirá a grande solenidade em honra a padroeira de Porto Seguro às 5 horas da manhã. Em seguida, às 08h30, será celebrada missa solene campal, com a presença do bispo da Diocese de Eunápolis, D. Edson Santana. À tarde, a partir das 15h, iniciará a grande procissão que percorrerá as principais ruas da cidade, com a saída de mais de 20 andares de santos e inúmeras manifestações de homenagem ao longo do percurso. Às 18h, o encerramento das festividades acontecerá na frente da igreja matriz, com a bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos.


Com informações de Chico Cancela - Fotos: João Cordeiro