Empreendedoras de Porto Seguro falam sobre suas definições de sucesso

Recentemente, fiz um minicurso de educação financeira com a economista Sônia Remor. Tive muitos insights durante o percurso, mas um me chamou bastante a atenção. Antes de começar a passar os conceitos e práticas de finanças, ela pediu que as estudantes (sim, o curso é somente para mulheres) criassem suas próprias definições sobre “o que é uma vida de sucesso”, “o que é ser bem-sucedida na vida”, dentre outros.

Sinceramente, até então, nunca havia pensado naquilo. Assim como a maioria das pessoas, estudamos, trabalhamos para conquistar isso ou aquilo sem nem pensar muito no “porquê”. Por esta razão, muitas pessoas nunca estão satisfeitas, mesmo quando conseguem a carreira, a família, a viagem ou companheiro (a) que buscaram por tanto tempo. Simplesmente porque moldaram seus sonhos e conceitos com base na vida de outras pessoas.

Principalmente na era digital em que vivemos. Vemos os sorrisos e histórias das pessoas nas redes sociais e acreditamos que aquilo é felicidade, é sucesso. Em seguida, tentamos nos encaixar, de qualquer forma, nos padrões e conceitos reais ou não, vendidos e, muitas vezes, não vividos por estas pessoas.

Criei os meus próprios conceitos e isso mudou completamente minha vida e percepção das coisas. Desde então, incentivo todas as pessoas que conheço a criar seu próprio conceito de sucesso, riqueza, felicidade!

Acredite: talvez você já seja um grande sucesso e nem se deu conta disso. Então, ouvimos algumas empreendedoras da região sobre “o que é e sucesso” e, em seguida, se elas a se consideravam pessoas de sucesso.  As respostas vão te inspirar!

 

Roseane Duarte, dentista

“Sucesso é quando a pessoa consegue equilibrar a vida em todas as áreas. Estar bem no emocional, familiar e financeiro. Estou na trilha do sucesso. Acredito que já consegui alcançar 75% e continuo melhorando a cada dia"

 

Maiza Souza, chef de cozinha e empresária

“Sucesso para mim é ver a satisfação no olhar do cliente após o serviço prestado. É ter a família reunida em um almoço de domingo. É ter amigos, mesmo que distantes, mas mantendo os laços. Com certeza, me considero bem-sucedida! Construí uma carreira com todas as adversidades que uma mulher pode encontrar dentro de uma cozinha, que ainda é um lugar dominado pelos homens, mas, me sinto feliz”

 

 

 

 

 

 

Márcia Teixeira, Relações públicas e gerente de marketing do grupo Hills

“Sucesso é fazer o que gosta e poder viver disso com tranquilidade. Ter ao lado quem a gente ama. Ter saúde e paz. Se amar. Eu estou no caminho e falta muito pouco para ser um sucesso completo!”

 

 

 

 

 

 

Thais Barbosa, artesã

“Sucesso é quando eu atinjo um objetivo planejado, em qualquer aspecto da vida. Pode ser algo bem simples, cumprir uma tarefa. Considero-me uma pessoa de sucesso, me desenvolvendo cada dia mais”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Chrys Alegra, Rede Bacana de Hotéis

“Sucesso, é fazer com excelência qualquer coisa que se proponha a fazer! É acreditar em si mesma! Me considero otimista. Já vivi mais da metade de minha vida. Se olhasse para trás... sim... tive sucesso, vivi uma boa vida”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Michele Marques, cabeleireira

“Sucesso pra mim é ser uma mulher forte, independente, realizada, sem se preocupar com imposição da sociedade. Por toda a minha trajetória de vida, chegar aonde cheguei, considero ter obtido sucesso”.

 

 

 

 

 

Márcia Virgínia Peixinho, professora

“Ter sucesso é um conjunto: realização de sonhos, metas, realizações pessoais...  Ninguém é 100 %, mas me considero uma pessoa realizada”

 

 

 

 

 

 

Bruna Stamato, escritora

“O sucesso está ligado à paz de espírito, é sobre ser e não necessariamente ter. Ninguém compra sucesso. É aquele cansaço recompensador no final de um dia, quando a gente vai dormir agradecendo e acorda motivada. Uma pessoa de sucesso é aquela que é verdadeiramente feliz fazendo o que gosta, independente do saldo bancário. Eu me considero, sim, uma pessoa de sucesso.”

 

 

 

 


Kássia Luana é consultora de comunicação, imagem e vendas. Contatos fone (73) 99832-4856 (WhatsApp)