Associação Comercial propõe atuação mais próxima do empresariado

 

A Associação Comercial de Porto Seguro está de cara nova. Recentemente, tomou posse a diretoria para o triênio de 2019/2021 e entre os planos, está o de trabalhar de forma mais atuante na defesa dos interesses da classe empresarial, com serviços e produtos que agregam valor aos associados. Incluem-se nesse objetivo consultorias, cursos e palestras, segundo informou a presidente Valéria Ferraz. Também estão entre as tarefas mais desafiadoras da entidade a retomada da credibilidade diante dos empresários e do poder público municipal.

Para Valéria, que comanda a diretoria junto com Geovson Magno (vice-presidente) e Rodrigo Trevisol (diretor secretário), a mudança da sede para um local mais central e de fácil acesso, foi um dos maiores desafios encontrados pela diretoria nesse início de gestão. O novo endereço da ACEPS fica na rua Saldanha Marinho, 63 - salas 1 e 2, no Centro, próximo à Travessia das Balsas.

Para resgatar os sócios antigos e atrair novos associados, a ACEPS criou núcleos de empresas, cuja função é conhecer as dificuldades dos segmentos e trabalhar de forma conjunta. “Em cada núcleo criado há um diretor ou coordenador que atua junto ao grupo, reunindo-se quinzenalmente para discutir ações de interesse comum”, afirma Valéria. Um exemplo é o Conselho da Mulher Empreendedora (CME), que vai realizar o Workshop Porto Noivas nos dias 28 e 29/07/19.

O núcleo visa unir e fortalecer as mulheres de iniciativa, incentivar a sua participação em atividades empresariais, promover capacitação e aperfeiçoamento, além de apoiar e realizar eventos de cunho empresarial, sócio cultural e filantrópico. Outros núcleos são: Unidos por Eventos; Cultura; Beleza e Estética; Pet Shops e Clínicas Veterinárias; Restaurantes; Reparadores e Mecânicas. Outros 16 associados compõem núcleos e conselhos de Administração e Fiscalização.

Novos associados

Desde o início de sua gestão, a nova diretoria reduziu a mensalidade de R$ 50 para R$ 30, dobrou o número de associados, e está promovendo cursos em parceria com eles. Em maio foi iniciada uma série de visitas para apresentar a nova direção e se colocar à disposição do empresariado. Segundo Valéria, ao assumir a presidência, ACEPS estava com 25 associados. Atualmente, com este trabalho de resgate, o número já passou do dobro. A presidente assegura que empresas que se associam recebem ainda outras vantagens, como assessoria jurídica consultiva gratuita, além de todos os serviços com descontos e informações que auxiliam o gestor no dia a dia de sua empresa.

Quando perguntada sobre a criação da Zona Azul, o estacionamento rotativo público com cobrança de taxas, cujo decreto foi feito recentemente, mas ainda não está em vigor, a presidente afirma que prefere não emitir ainda opinião sobre este tema, já que não há um consenso da diretoria. “Mas sabemos que toda forma de organização tem o objetivo de ajudar”, adianta.