Conselho de Turismo discute ações para 2019

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT) se reuniu no dia 05/02/19, no Porto Seguro Eco Bahia, na Cidade Histórica, para discutir ações para o planejamento estratégico e que deverão ser implementadas pelo município.

Dentre os assuntos discutidos, esteve em pauta o plano de aplicação de recursos e o fundo municipal do turismo e, na oportunidade, foram divulgados orçamentos e prestação de contas, e ouvidas sugestões dos conselheiros. Políticas de preços, ambulantes e informalidade também foram assuntos em pauta, levantando a necessidade de atuação das Câmaras Temáticas na busca de soluções estes segmentos.

Durante a reunião, o secretário de Cultura e Turismo e presidente da CMDT, Paulo Cesar Magalhães, apresentou a nova composição da diretoria do conselho para o biênio 2019/2020. Além disso, assuntos internos para maior atuação dos conselheiros e participação das entidades titulares neste pleito também foram discutidas.

Ações direcionadas

Em discussão, novos projetos para o incremento da indústria do turismo, seguindo aspectos sustentáveis ao negócio, como valorização da comunidade, preservação do meio ambiente e utilização de novas tecnologias. E ainda a normatização da fiscalização de ônibus, guias e transportes de agências; ordenamento e fiscalização da Praça São Braz e Rua Mucugê; requalificação do Corredor Pacatá; revitalização do Quadrado de Trancoso, Praça do Bosque e da Cidade Histórica e sua dinamização com cadastro de comerciantes e ambulantes, instalação de sanitários, regulamentação de informantes e instalação de guarita, ganharam destaque.

A parceria com o Airbnb foi apontada como uma experiência positiva, que segue modelo único em Porto Seguro. Nos próximos meses, esta experiência deverá ser publicada em sites e em livros, tendo Trancoso e Caraíva como pano de fundo.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, ainda fazem parte da programação para este ano projetos como “Turismo vai à Escola”; “Praias Sustentáveis”, que visa limpeza na Orla Norte e Sul; melhorias no Portal do Turismo; participação em feiras, eventos geradores de fluxo turístico; “Destino Inteligente e Promoção Digital”, bem como ações de ornamentação, a fim de criar locais para fotos a partir da instalação de monumentos.