População se mobiliza em mutirão para limpeza de praias


Pelo 3º ano consecutivo, a população se mobilizou para realizar o Projeto Praias Limpas, uma ação idealizada pela empresária Alícia Costa. A ação é simples e consiste em convite aos moradores de Porto Seguro para coleta dos resíduos deixados na região costeira. A 3ª edição aconteceu em 24/09/17, no Arraial d’Ajuda e na Orla Norte, com concentração de aproximadamente 60 voluntários em cada frente.
Desde a primeira edição, em 2015, mais de 50 ações foram realizadas, como palestras, oficinas educacionais e mobilizações de coletas. “É impressionante e lamentável o que se encontra descartado em nossas praias. Eletrodomésticos, plásticos, caixas de madeiras, móveis, fraldas, entulhos e diversos outros objetos que além de sujeira, pode causar focos do mosquito Aedes Aegipty”, destaca Alícia Costa, que ressalta a importância de manter a limpeza e a fiscalização continuamente. “Não é apenas uma atitude bacana. É um modo de vida que todos deveriam adotar”, completa.

Além das praias

Apesar do nome, o Projeto vai além das praias e prevê a varredura até os arredores, envolvendo empresários, população local, turistas e sobretudo, barraqueiros e trabalhadores das praias como ambulantes e garçons. A ideia é que cada voluntário recolha o lixo de pelo menos 10 metros quadrados, o que acaba sendo ampliado na mobilização. Nesta edição, Os Desbravadores participaram em massa, como sempre vem aderindo à diversas campanhas de cunho sócio ambiental. “Para nós, é um orgulho participar e estaremos prontos nas próximas ações”, disse Alexsandro Soares, líder dos Desbravadores.