NotíciasTromboneClassificadosTurismoLeitor RepórterContato

O que está procurando?   

UFSB: possíveis cursos são discutidos em audiência


Os cursos a serem oferecidos e a localização do futuro campus avançado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, foram os principais temas da reunião pública realizada dia 09/11, na sede da Maçonaria. As discussões sinalizaram para a prioridade de cursos em áreas que aproveitariam o potencial do município, como Ciências Biológicas e Ambientais, incluindo Biologia Marinha.
A UFBA (Universidade Federal da Bahia) foi indicada pelo Ministério da Educação (MEC) como tutora da Universidade Federal do Sul da Bahia e os quatro representantes da Ufba fazem parte da Comissão responsável pela implantação da UFSB em Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itabuna, onde será a sede da reitoria.

Marco histórico

Para a secretária de Educação de Porto Seguro, Dilza Reis, essa ação em torno da implantação da universidade federal no município, “é a mais importante que Porto Seguro já teve na área de educação”. A secretária apresentou um panorama da educação no município, com 32 mil alunos em 123 escolas, que segundo ela, vêm priorizando a Educação Infantil, “para garantir que mais tarde, nossos alunos ocupem as vagas oferecidas pelo ensino superior”.

Contagem regressiva

Segundo o vice-reitor da UFBA e presidente da comissão para implantação da UFSB, Luis Rogério Bastos Leal, até a primeira semana de dezembro, a comissão já deverá apresentar ao MEC um esboço da proposta da comunidade local e do poder público para a UFSB. Segundo ele, o projeto precisa ser realista e ao mesmo tempo atender aos anseios da comunidade. “Temos que escolher áreas temáticas específicas, pois temos um número limitado de professores, servidores e técnicos administrativos. Temos também limite de recursos para a construção dos prédios, com salas de aulas, área administrativa, restaurante, biblioteca etc.”, alertou
Sobre a localização, o vice-reitor destacou que deve ser estratégica, com infra-estrutura, segurança, e de fácil acesso. Apesar das limitações para essa primeira fase, o presidente da comissão salientou que a área deve levar em conta possibilidade de ampliação do campus para outros cursos de graduação e pós-graduação. Segundo ele, a comissão estará realizando uma nova Audiência Pública no município, com ampla participação da comunidade, no período entre 21 e 25 de novembro.
O evento contou com a presença do prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade; do vice-reitor da UFBA, Luis Rogério Bastos Leal; do chefe de Gabinete da UFBA, Fernando Rego; do diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Eduardo Mota; da representante do Instituto de Ciências Ambientais da UFBA, Joana Angélica; do diretor de Relações Institucionais da Veracel, Pedro Cardoso; de secretários municipais, vereadores, lideranças e representantes do setor de educação do município.

Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa PMPS


Comentários:

Janay   06/11/2013
"Quando vai inaugurar a universidade? Vai iniciar já em 2014?"
Janlucas Galdino   19/12/2013
Gostaria de saber quais os cursos e quando serão as inscrições do vestibular.


Dileane   21/03/2014
"Gostaria de saber se terá psicologia em 2015."

Nome:
Cidade:
E-mail:


















Copyright (C) 2005-2010 - Jornal do Sol - Todos os direitos reservados.



Desenvolvido por AMPLA